Quarta, 26 de Novembro de 2025
18°C 29°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Inflação projetada para 2025 fica abaixo do teto da meta pela segunda semana e reforça cenário de desaceleração

Boletim Focus mantém melhora das expectativas e indica IPCA de 4,45%, enquanto PIB e Selic seguem estáveis nas projeções do mercado

Por: João Livi Fonte: Banco Central
25/11/2025 às 09h35
Inflação projetada para 2025 fica abaixo do teto da meta pela segunda semana e reforça cenário de desaceleração
Projeção do mercado para a inflação de 2025 recua e volta a ficar dentro do teto da meta, segundo o Boletim Focus.

Pela segunda semana consecutiva, o mercado financeiro projeta que a inflação de 2025 ficará abaixo do teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (24), aponta que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve encerrar o próximo ano em 4,45%, reduzindo pressões sobre a política monetária.

A meta definida pelo CMN é de 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual - ou seja, entre 1,5% e 4,5%. Com a projeção atual em 4,45%, o IPCA volta a flutuar dentro do limite permitido, mostrando melhora gradual após meses de resistência inflacionária.

Esse otimismo reflete, principalmente, o comportamento do índice de outubro, que registrou alta de apenas 0,09%, o menor resultado para o mês desde 1998. Assim, o acumulado em 12 meses caiu para 4,68%, ficando abaixo de 5% pela primeira vez em oito meses.

O Focus mostra que as previsões vêm cedendo semana após semana: há quatro semanas o mercado projetava 4,56% para 2025; na semana passada, 4,46%.

Para os anos seguintes, as expectativas continuam alinhadas com a trajetória de desaceleração:

  • 2026: 4,18%

    Continua após a publicidade
    Anúncio
  • 2027: 3,80%

PIB permanece estável nas projeções

As estimativas para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) seguem inalteradas:

  • 2025: 2,16%

  • 2026: 1,78%

  • 2027: 1,88%

O cenário indica expansão moderada, compatível com o ritmo atual da economia e com o aperto monetário prolongado.

Selic alta por mais tempo

Com a Selic mantida em 15% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom), o Banco Central reforça a postura cautelosa. Embora a inflação venha cedendo, a instituição lembra que o ambiente internacional segue incerto, principalmente por causa da política econômica dos Estados Unidos.

O BC reconhece que a inflação doméstica está acima do centro da meta e não descarta novas altas de juros caso o quadro se deteriore.

As projeções do Focus indicam:

  • Selic em 2025: 15% (estável há 22 semanas)

  • Selic em 2026: revisada de 12,25% para 12%

  • Selic em 2027: mantida em 10,50%

O patamar elevado encarece o crédito, restringe a demanda e tende a desacelerar a economia, mas é visto como necessário para evitar novos repiques inflacionários.

Câmbio permanece estável

As expectativas para o dólar não mudaram:

  • 2025: R$ 5,40

  • 2026 e 2027: R$ 5,50

A estabilidade reflete a ausência de fatos novos no cenário global capazes de alterar a dinâmica de curto prazo da moeda.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Fábio Heinrich, diretor executivo da Sicredi Aliança PR/SP, durante entrevista à Revista Especiais sobre segurança nos investimentos após o caso Banco Master.
Caso Banco Master Há 13 horas

‘Não existe milagre em rentabilidade’: diretor da Sicredi Aliança alerta investidores após caso Banco Master

Em entrevista à Revista Especiais, Fábio Heinrich explica os riscos de ofertas muito acima do mercado, detalha a segurança do cooperativismo de crédito e orienta como o investidor pode proteger seu dinheiro

Atualização do Mecanismo Especial de Devolução torna o Pix mais seguro e amplia as chances de recuperar valores desviados por golpes. (Foto: Bruno Peres/Agência Brasil)
Mais segurança Há 22 horas

Nova regra do Pix entra em vigor e promete dificultar fraudes e agilizar devoluções

Atualização do Mecanismo Especial de Devolução permite rastrear recursos transferidos para outras contas, mesmo após tentativas de ocultação feitas por golpistas.

Investidores cobram transparência após segunda onda de impactos da liquidação do Banco Master atingir fundos e previdência complementar. (Foto: Freepik)
Novos riscos Há 5 dias

Segunda onda da crise do Banco Master expõe investidores que jamais aplicaram na instituição

Instituto Empresa alerta para contaminação indireta em fundos, previdência e carteiras de investimento, ampliando o alcance dos prejuízos e pressionando gestores por transparência imediata

Banco Central liquida Banco Master após suspeitas de gestão fraudulenta e reforça debate sobre segurança financeira. (Foto: Divulgação)
Sistema financeiro Há 1 semana

Liquidação extrajudicial do Banco Master expõe falhas de gestão e reforça alerta sobre segurança no sistema financeiro

Ação do Banco Central encerra operações da instituição após suspeitas de gestão fraudulenta; episódio reacende debate sobre confiança, proteção ao investidor e escolha de instituições sólidas

Indicador do Banco Central registra queda de 0,8% no terceiro trimestre e aponta desaceleração econômica no país. (Foto: Divulgação)
Desaceleração Há 1 semana

Atividade econômica recua 0,8% no 3º trimestre e acende alerta de desaceleração no país

Com juros elevados e desempenho fraco em todos os setores, indicador do Banco Central mostra perda de ritmo antes da divulgação oficial do PIB