Um novo capítulo na educação ambiental começou em Marechal Cândido Rondon com o lançamento do concurso Jornal Ambiental Linha Ecológica, voltado a alunos do 5º ano da rede municipal. A iniciativa une tecnologia, criatividade e sustentabilidade, desafiando os estudantes a produzir reportagens em vídeo com foco em boas práticas ambientais.
O projeto integra o convênio Linha Ecológica – Educação, Cultura e Sustentabilidade, uma parceria entre a Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. A fase municipal foi oficialmente lançada pela Secretaria de Educação do município, em conjunto com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável.
Durante o evento de lançamento, realizado no auditório municipal, professores de Educação Ambiental participaram de uma capacitação prática em mídias digitais. O objetivo foi prepará-los para orientar os estudantes na criação de vídeos jornalísticos com duração entre 1 e 3 minutos, gravados na vertical (formato 9:16), que abordem temáticas como uso consciente da água, preservação ambiental e mudanças climáticas.
Além da produção do conteúdo, os vídeos devem seguir diretrizes técnicas padronizadas, com abertura e encerramento obrigatórios. As inscrições para participação seguem abertas até 9 de maio, por meio de formulário online disponibilizado às escolas pela Secretaria de Educação.
A turma autora do vídeo vencedor na etapa municipal será premiada com um passeio a Porto Mendes, onde participará de uma oficina de arborização urbana. Os estudantes e o professor responsável também receberão kits ecológicos e certificados.
O projeto classificado ainda representará Marechal Cândido Rondon na etapa regional, concorrendo em duas categorias distintas: Popular, que avaliará o engajamento dos vídeos no Instagram, e Técnica, julgada por uma comissão especializada. Os prêmios regionais incluem visitas à Usina de Itaipu, ao Refúgio Biológico Bela Vista e a outros pontos turísticos da região.
Para o diretor da Secretaria de Educação, Renato Romero, a proposta alia formação crítica com ferramentas digitais. “Trabalhar com reportagens ambientais amplia a visão dos alunos, desenvolve sua autonomia e estimula o uso consciente da tecnologia”, afirmou.
O engenheiro ambiental Marcos Chaves, da Secretaria de Agricultura, ressaltou que a proposta contribui para evidenciar ações ambientais locais dentro e fora da escola. “Mostrar o que já se faz de positivo no município inspira outras iniciativas e contribui na formação de cidadãos mais engajados e conscientes”, observou.