Quinta, 03 de Abril de 2025
21°C 28°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Itaipu reforça compromisso com ODS e coloca experiência ambiental à disposição de novos prefeitos

Municípios que aderirem ao pacto terão acesso a ferramentas de gestão, capacitação técnica e oportunidades de financiamento

Por: João Livi Fonte: Itaipu
13/02/2025 às 16h40
Itaipu reforça compromisso com ODS e coloca experiência ambiental à disposição de novos prefeitos
Lançamento do Pacto pelos ODS. Foto: Graccho\Ascom\SGPR.

A Itaipu Binacional está ampliando seu papel na promoção do desenvolvimento sustentável ao integrar-se ao pacto "Meu Município pelos ODS", lançado nesta quarta-feira (12) durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília. A iniciativa, coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), busca fortalecer a territorialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios brasileiros.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, destacou a relevância da experiência acumulada pela hidrelétrica ao longo de cinco décadas de políticas ambientais. "Nossos projetos estão à disposição das prefeituras. Podemos oferecer cursos específicos, como a capacitação em Gerenciamento de Resíduos Sólidos na Gestão Pública Municipal, e criar novos treinamentos adaptados às necessidades locais", afirmou.

O pacto visa impulsionar a Agenda 2030 por meio de adesão voluntária dos municípios. Entre os benefícios estão ferramentas de planejamento, capacitação técnica e acesso a um mapa com as principais linhas de financiamento para iniciativas sustentáveis. "A adesão traz vantagens significativas, como o fortalecimento da gestão municipal, reconhecimento nacional e internacional e maiores oportunidades de captação de recursos", explicou Verri.

O ministro da SGPR, Márcio Macêdo, ressaltou que o compromisso com os ODS se fortaleceu com o novo governo. "Essa agenda sobreviveu no período anterior graças à sociedade civil organizada. Agora, estamos resgatando e alinhando as políticas públicas federais com os ODS, garantindo que os prefeitos possam aplicá-las de maneira eficaz", disse.

A adesão dos municípios ao pacto requer a criação de um núcleo ou comissão local para os ODS, a elaboração de um diagnóstico inicial e a formulação de um plano de ação com metas claras. O presidente da Associação Brasileira de Municípios, Ary Vanazzi, defendeu a iniciativa como uma "ferramenta essencial para transversalizar políticas públicas e torná-las mais eficientes".

Os prefeitos interessados podem aderir ao pacto acessando a Carta Compromisso no portal da SGPR, preenchendo e assinando o documento eletronicamente ou fisicamente. O envio deve ser feito para o e-mail [email protected].

Continua após a publicidade
Anúncio

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários