
O II Concurso de Artesanato Sustentável dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu chega a um dos momentos mais aguardados: o início da avaliação das peças inscritas. Nesta edição, 19 participantes apresentam 23 trabalhos que representam a diversidade e a criatividade da região lindeira.
O processo começou com 52 inscritos, mas apenas aqueles que participaram de pelo menos metade das oficinas previstas na programação puderam concorrer. Assim, 19 artesãos confirmaram sua presença nesta etapa decisiva, sendo que quatro deles inscreveram produtos em mais de uma categoria.
Na categoria Criação de artesanato sustentável com materiais recicláveis, 12 trabalhos concorrem ao prêmio. Já na Criação com materiais da natureza e retirada sustentável, há quatro peças inscritas. A terceira categoria, Criação com materiais industrializados certificados e sustentáveis, reúne sete concorrentes.
A avaliação será conduzida por um corpo de jurados formado por profissionais de destaque nacional.
Juliana Tonin, artista da visualidade da cena, atriz e figurinista, é também produtora cultural e agente regional da Secretaria de Cultura do Paraná.
Renata Carleial de Casimiro, arquiteta e mestre em Museologia e Patrimônio, atua no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e integra o Escritório Estadual do Ministério da Cultura no Paraná.
Ana Paula Jacques, gerente de Projetos Estruturantes da Embratur, é pós-doutora em turismo e especialista em sustentabilidade, gastronomia e cultura.
O concurso é uma iniciativa do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e do Itaipu Parquetec, com apoio da Adetur Cataratas e Caminhos, Sebrae, Rede de Cooperação do Artesanato e Itaipu Binacional.
Para o diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benites, o concurso fortalece o elo entre cultura e economia: “A economia criativa e o turismo são vetores estratégicos de desenvolvimento territorial, geração de renda e fortalecimento da cadeia produtiva”.
Os vencedores de cada categoria receberão R$ 4 mil via Pix, além de uma visita técnica a atrativos turísticos de Foz do Iguaçu, com foco na comercialização de souvenirs artesanais.
A divulgação dos produtos pré-selecionados ocorrerá nos próximos dias, segundo a diretora técnica dos Municípios Lindeiros, Sandra Finkler. Já a exposição final e cerimônia de premiação estão marcadas para 7 de dezembro de 2025, no Mercado Público Barrageiro, em Foz do Iguaçu. Um trabalho será premiado por categoria.