O comércio do Paraná deve registrar forte movimento em outubro com a chegada do Dia das Crianças, terceira data comemorativa mais importante para o varejo nacional. Levantamento da Fecomércio PR em parceria com o Sebrae/PR mostra que 48,1% dos consumidores do estado pretendem comprar presentes no próximo dia 12. No Oeste do Paraná, a intenção é ainda maior, chegando a 49%.
O tíquete médio projetado para o Paraná é de R$ 188,38, mas no Oeste o valor é mais elevado: R$ 197,64. Os brinquedos lideram a preferência de compra, citados por 58,1% dos entrevistados. Em seguida aparecem roupas e calçados (37,8%), jogos educativos (23%), dinheiro em espécie (10,8%) e livros (8,1%). Já os eletrônicos, como videogames e celulares, foram lembrados por apenas 4,1% dos consumidores.
De acordo com a sondagem, cada consumidor deve comprar em média de dois a três presentes. Os pais aparecem como principais responsáveis (56,8%), seguidos por outros familiares (48,6%) e padrinhos e madrinhas (29,7%). Entre os fatores que mais influenciam a decisão de compra estão a qualidade do produto (24,6%), a preferência da criança (17,4%) e o preço baixo (13%).
No Oeste, 50,6% dos consumidores devem recorrer ao pagamento parcelado. O cartão de crédito à vista lidera as intenções (32,8%), seguido pelo cartão de crédito parcelado (28,4%). Entre os que pagarão à vista (49,4%), o Pix é a principal opção (26,9%), à frente do débito (19,4%) e do dinheiro em espécie (13,4%).
Outra diferença regional está no local das compras: enquanto no Paraná a internet domina, no Oeste o comércio de rua é o mais procurado (55,3%), seguido pelas compras on-line (44,8%) e pelos shoppings (10,4%).
Mais da metade dos consumidores (51,4%) pretende adquirir os presentes na semana que antecede o Dia das Crianças. Outros 23,6% devem se antecipar em até 15 dias e 16,7% já compraram. Apenas 8,3% deixam para a última hora, no próprio dia 12 de outubro.
Segundo o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, os números reforçam o peso da data para o varejo estadual: “O Dia das Crianças é estratégico e representa o protagonismo infantil na definição dos presentes. É um dos principais motores do comércio neste período”, afirmou.
Já a coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, ressaltou que os lojistas precisam estar atentos: “Promoções, seleção de produtos por faixa etária, experiências personalizadas e presença digital são diferenciais que podem atrair os consumidores e garantir boas vendas”.