Segunda, 22 de Setembro de 2025
13°C 24°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Inteligência artificial na mira da ciência! Pesquisa da UFPR abre caminho para novos medicamentos contra doenças virais

Tese premiada com menção honrosa pela Capes 2025 destaca inovação no uso de tecnologia para diagnóstico e desenvolvimento de fármacos

Por: João Livi Fonte: UFPR
22/09/2025 às 09h37
Inteligência artificial na mira da ciência! Pesquisa da UFPR abre caminho para novos medicamentos contra doenças virais
Alexandre de Fátima Cobre recebe menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2025 com estudo que une farmacologia e Inteligência Artificial. (Foto: Arquivo Pessoal)

O que nasceu em 2020 como resposta à urgência da pandemia de Covid-19 transformou-se em um dos estudos mais relevantes da ciência brasileira. A pesquisa do moçambicano Alexandre de Fátima Cobre, desenvolvida no programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UFPR, não apenas aprofundou o conhecimento sobre o vírus Sars-CoV-2, como também abriu novas perspectivas para o combate a doenças como HIV, dengue e hepatites.

Reconhecida nacionalmente, a tese conquistou menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2025, consolidando-se como um trabalho de referência pela abordagem multidisciplinar, que une farmacologia e informática, com uso de ferramentas de Inteligência Artificial.

Da crise global à inovação científica

Antes da pandemia, o foco de Cobre estava no controle de qualidade de plantas medicinais. A chegada da Covid-19 alterou os rumos da pesquisa e levou o cientista a enfrentar o desafio de estudar uma doença em plena evolução, com milhares de publicações surgindo diariamente e a necessidade urgente de identificar lacunas no conhecimento.

A pressão do momento o levou a buscar novos recursos e, no Departamento de Estatística da UFPR, Cobre se especializou em Inteligência Artificial, aplicando tecnologia para acelerar análises e encontrar caminhos promissores para a descoberta de medicamentos.

O trabalho não se limitou ao coronavírus. A aplicação das ferramentas de IA demonstrou potencial para gerar resultados também em outras doenças virais, mostrando que a ciência pode transformar momentos de crise em oportunidades para avanços duradouros na saúde pública.

 

Continua após a publicidade
Anúncio
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários