ENTREVISTA EM VÍDEO
Marechal Cândido Rondon está sendo palco, entre os dias 13 e 15 de agosto, da Semana Literária 2025, realizada pelo Sesc Paraná em parceria com o Sesc Brasil. A iniciativa reúne uma série de atividades culturais e literárias, voltadas para públicos de todas as idades, com o objetivo de promover a leitura, a educação e o acesso à cultura.
Parte da programação ocorre nos três dias no Colégio Rui Barbosa, com apresentações teatrais e musicais voltadas aos alunos. Já as atividades abertas ao público acontecem quinta e sexta-feira no auditório do Júri, da Unioeste, reunindo escritores paranaenses de destaque para encontros e bate-papos. Entre os nomes confirmados estão Cristóvão Tezza, Noemi Jaffe e Marcelino Freire, que participam de mediações conduzidas por Pablo Conzen, sempre a partir das 19h.
Além das conversas sobre obras e carreiras, os escritores também conduzem oficinas, permitindo que os participantes aprendam mais sobre técnicas de escrita e processos criativos. O público pode fazer perguntas, conhecer os trabalhos de vanguarda dos autores e adquirir livros durante as atividades.
Parcerias e projeção para 2026
O gerente do Sesc Marechal Cândido Rondon, Rafael Huber, destaca que o evento foi planejado por cerca de 120 dias e reforça o convite para que mais instituições de ensino e parceiros se integrem à iniciativa em edições futuras. Segundo ele, a Semana Literária é aberta a colégios públicos e privados, fortalecendo a difusão cultural no município.
Para a Técnica de Ação Social e Cultural do Sesc, Verônica Villalba, o evento é resultado de parcerias importantes e foi pensado para proporcionar experiências culturais enriquecedoras. “Toda a programação foi feita com muito carinho para ser aproveitada pela comunidade”, afirma.