Segunda, 03 de Novembro de 2025
19°C 26°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Ciclo de oficinas capacita servidores em pesquisas e compras voltadas à inovação

2º Seminário Estadual de Contratação de Inovação Pelo Setor Público, realizado pela Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) em parceria com o Tribunal de Contas do Estado, Gazz Conecta, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Escola de Gestão do Paraná, reuniu mais de 500 pessoas.

Por: João Livi
15/08/2024 às 10h38

O Governo do Paraná concluiu o 2º Seminário Estadual de Contratação de Inovação pelo Setor Público com oficinas práticas voltadas para capacitação de gestores públicos em novas ferramentas para a inovação em compras governamentais. Promovido pela Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado, Gazz Conecta, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Escola de Gestão do Paraná, o evento reuniu mais de 500 pessoas ao longo de dois dias de palestras e oficinas, entre os dias 13 e 14 de agosto.
Além disso, a Secretaria da Inovação anunciou durante o seminário a criação de hub de Govtechs em Curitiba e um acordo com ABDI, do governo federal, que dará apoio técnico especializado para futuras contratações do Estado em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
As oficinas, realizadas no Palácio das Araucárias e na UniCuritiba, proporcionaram aos servidores uma imersão prática em instrumentos previstos no Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei 13.234/2016). A lei federal estabelece um conjunto de normas que visam a promover o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação no país. Essa legislação facilita a interação entre universidades, institutos de pesquisa, empresas e o setor público, ao desburocratizar processos e oferecer incentivos para a criação de novas tecnologias e produtos inovadores.
O secretário da Inovação, Alex Canziani, ressaltou a importância das oficinas para capacitar os servidores e lançou um desafio: “Nosso objetivo é que os gestores estejam preparados para utilizar os recursos disponíveis na legislação para inovar na administração pública”, disse o secretário. “Por isso, o primeiro projeto de encomenda tecnológica que for entregue para contratação de uma inovação, a Secretaria irá disponibilizar os recursos”.
Trinta e três órgãos públicos, entre eles secretarias estaduais, prefeituras e órgãos de controle, participaram das oficinas. Estiveram presentes servidores das secretarias da Administração e Previdência; Infraestrutura; Turismo; Saúde; Segurança Pública; Educação; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Desenvolvimento Social e Família; Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, entre outras.
O diretor de Relações Institucionais da Secretaria da Inovação, Diego Nogueira, explica que os participantes tiveram a oportunidade de explorar de maneira aprofundada o uso de ferramentas como o diálogo competitivo e a encomenda tecnológica. “Essas modalidades são fundamentais para que as compras públicas de inovação sejam realizadas com eficiência e dentro da legalidade”, complementou
Além das oficinas, o seminário contou com palestras e mesas-redondas que abordaram a aplicação prática dessas ferramentas, com a presença de especialistas como André Rauen, do Escritório de Encomendas Tecnológicas da ABDI. Rauen, que também ministrou uma das oficinas, disse que as novidades trazidas pela nova Lei de Licitações e Contratos, a nova redação da Lei de Inovação e o Marco Legal das Startups abriram muitas possibilidades interessantes para o gestor público.
Segundo ele, essas novas abordagens exigem uma capacitação diferenciada dos gestores. Comprar inovação é muito diferente de adquirir itens comuns, como papel e caneta. “Isso requer um conjunto distinto de conhecimentos e especialidades. Em vez de buscar o menor preço, o foco agora é encontrar a solução com a maior chance de sucesso”, explicou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Seminário Estadual da Rede de Secretários encerrou o ciclo 2025 reunindo mais de 170 gestores em Curitiba e consolidando a integração entre municípios e o Sebrae/PR. (Foto: Inove)
Rede de Secretários Há 1 semana

Rede de Secretários capacita 331 gestores de 102 municípios e fortalece políticas públicas de desenvolvimento no Paraná

Programa do Sebrae/PR em parceria com o Governo do Estado encerra ciclo de 2025 com seminário estadual em Curitiba e resultados expressivos para o ambiente de negócios local

Motores elétricos Torqeedo Travel e Travel XP marcam a entrada da Yamaha Náutica na era da navegação sustentável. (Foto: Divulgação/Yamaha)
MOTORES SUSTENTÁVEIS Há 2 semanas

Yamaha Náutica apresenta motores elétricos de popa Torqeedo e inaugura nova era da navegação sustentável

Com tecnologia inteligente, bateria click-and-play e zero emissões, os modelos Travel e Travel XP unem potência silenciosa, conectividade e design de alto desempenho

Luan Mileski, da Irrah Tech, apresenta em Foz do Iguaçu como a Inteligência Artificial e o WhatsApp estão redefinindo o marketing e as vendas. (Foto: Divulgação)
Summit guassu Valley Há 3 semanas

Summit Iguassu Valley debate a nova era do marketing com Inteligência Artificial e vendas via WhatsApp

Em Foz do Iguaçu, o Head de Produto & Negócios da Irrah Tech, Luan Mileski, apresenta como os agentes de IA estão revolucionando o relacionamento entre marcas e consumidores

Festival Iguassu Inova 2025 reúne ciência, tecnologia, cultura e turismo em Foz do Iguaçu. (Foto: Itaipu Parquetec/Divulgação)
Festival Iguassu Há 1 mês

Festival Iguassu Inova 2025 promete quatro dias de imersão em ciência, tecnologia e cultura

Evento gratuito no Itaipu Parquetec terá mais de 150 palestras, exposições, hackathons, oficinas, shows e cinco mundos temáticos de experiências

Alexandre de Fátima Cobre recebe menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2025 com estudo que une farmacologia e Inteligência Artificial. (Foto: Arquivo Pessoal)
Pesquisa UFPR Há 1 mês

Inteligência artificial na mira da ciência! Pesquisa da UFPR abre caminho para novos medicamentos contra doenças virais

Tese premiada com menção honrosa pela Capes 2025 destaca inovação no uso de tecnologia para diagnóstico e desenvolvimento de fármacos