Segunda, 03 de Novembro de 2025
19°C 26°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Tecnologia limpa avança na habitação popular com inclusão do wood frame no Minha Casa, Minha Vida

Decisão federal impulsiona o setor madeireiro do Paraná e abre caminho para construções mais sustentáveis no país

Por: João Livi Fonte: Fiep
16/04/2025 às 18h08
Tecnologia limpa avança na habitação popular com inclusão do wood frame no Minha Casa, Minha Vida
O sistema construtivo wood frame foi reconhecido como elegível para financiamento habitacional pelo programa Minha Casa, Minha Vida. (Foto: Divulgaão)

Após um longo processo de articulação técnica e política, o setor madeireiro do Paraná comemora um marco histórico: a inclusão oficial do sistema construtivo wood frame nas modalidades reconhecidas para financiamento habitacional pelo programa Minha Casa, Minha Vida, com recursos do FGTS e do Orçamento Geral da União (OGU).

A medida, recentemente aprovada pelo Ministério das Cidades, representa um avanço significativo para a industrialização da construção civil brasileira, ao reconhecer uma tecnologia baseada em madeira engenheirada, de alta eficiência energética e baixo impacto ambiental. Com isso, abre-se uma nova etapa para a adoção de métodos mais sustentáveis e modernos na construção de moradias populares.

A aprovação do wood frame no Minha Casa, Minha Vida é uma vitória de todo o setor. Demonstra que é possível inovar com sustentabilidade e competitividade. O Paraná, com sua forte base florestal e industrial, sai na frente nessa transformação. Essa conquista amplia mercados, gera empregos e valoriza toda a cadeia produtiva da madeira”, afirma Roni Marini, coordenador do Conselho Setorial da Indústria da Madeira da Fiep.

Industrialização verde  

Utilizado em larga escala em países como Estados Unidos, Canadá e Japão, o sistema wood frame oferece uma série de vantagens: agilidade na execução das obras, redução de resíduos, menor consumo de água e energia e alta performance térmica e acústica. Além disso, proporciona mais controle de qualidade, com etapas construtivas realizadas em ambiente fabril antes da montagem nos canteiros de obras.

Com a nova regulamentação, empreendimentos habitacionais que utilizem essa tecnologia poderão ser financiados por programas federais, o que deve impulsionar significativamente sua adoção no mercado brasileiro.

Papel estratégico  

A conquista é fruto do trabalho coordenado da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e do seu Conselho Setorial da Indústria da Madeira. Ao longo dos últimos anos, as entidades lideraram esforços técnicos e institucionais para demonstrar a viabilidade do wood frame, tanto do ponto de vista produtivo quanto social e ambiental.

Continua após a publicidade
Anúncio

A posição do Paraná como um dos principais estados produtores de madeira reflorestada e derivados industrializados torna a região estratégica para o avanço dessa tecnologia. Com ênfase em sustentabilidade e inovação, o estado se projeta como referência nacional em construções de baixo carbono.

Impacto nos negócios 

A regulamentação representa não apenas uma conquista setorial, mas também uma oportunidade concreta de desenvolvimento econômico regional. Ao permitir que projetos em wood frame sejam financiados com recursos do FGTS e do OGU, o governo federal estimula o surgimento de novos empreendimentos, fortalece a cadeia produtiva da madeira e gera empregos em diversas frentes — do reflorestamento à indústria de transformação, passando pela construção civil e pela arquitetura.

Além disso, o reconhecimento oficial do sistema reforça o papel das tecnologias limpas como protagonistas do futuro da construção no Brasil, alinhando o setor aos compromissos ambientais e aos desafios das mudanças climáticas.

Para mais informações, interessados podem entrar em contato com o Conselho Setorial da Indústria da Madeira da Fiep pelo e-mail: [email protected].

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Seminário Estadual da Rede de Secretários encerrou o ciclo 2025 reunindo mais de 170 gestores em Curitiba e consolidando a integração entre municípios e o Sebrae/PR. (Foto: Inove)
Rede de Secretários Há 1 semana

Rede de Secretários capacita 331 gestores de 102 municípios e fortalece políticas públicas de desenvolvimento no Paraná

Programa do Sebrae/PR em parceria com o Governo do Estado encerra ciclo de 2025 com seminário estadual em Curitiba e resultados expressivos para o ambiente de negócios local

Motores elétricos Torqeedo Travel e Travel XP marcam a entrada da Yamaha Náutica na era da navegação sustentável. (Foto: Divulgação/Yamaha)
MOTORES SUSTENTÁVEIS Há 2 semanas

Yamaha Náutica apresenta motores elétricos de popa Torqeedo e inaugura nova era da navegação sustentável

Com tecnologia inteligente, bateria click-and-play e zero emissões, os modelos Travel e Travel XP unem potência silenciosa, conectividade e design de alto desempenho

Luan Mileski, da Irrah Tech, apresenta em Foz do Iguaçu como a Inteligência Artificial e o WhatsApp estão redefinindo o marketing e as vendas. (Foto: Divulgação)
Summit guassu Valley Há 3 semanas

Summit Iguassu Valley debate a nova era do marketing com Inteligência Artificial e vendas via WhatsApp

Em Foz do Iguaçu, o Head de Produto & Negócios da Irrah Tech, Luan Mileski, apresenta como os agentes de IA estão revolucionando o relacionamento entre marcas e consumidores

Festival Iguassu Inova 2025 reúne ciência, tecnologia, cultura e turismo em Foz do Iguaçu. (Foto: Itaipu Parquetec/Divulgação)
Festival Iguassu Há 1 mês

Festival Iguassu Inova 2025 promete quatro dias de imersão em ciência, tecnologia e cultura

Evento gratuito no Itaipu Parquetec terá mais de 150 palestras, exposições, hackathons, oficinas, shows e cinco mundos temáticos de experiências

Alexandre de Fátima Cobre recebe menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2025 com estudo que une farmacologia e Inteligência Artificial. (Foto: Arquivo Pessoal)
Pesquisa UFPR Há 1 mês

Inteligência artificial na mira da ciência! Pesquisa da UFPR abre caminho para novos medicamentos contra doenças virais

Tese premiada com menção honrosa pela Capes 2025 destaca inovação no uso de tecnologia para diagnóstico e desenvolvimento de fármacos