Segunda, 03 de Novembro de 2025
19°C 26°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Cabelos como fertilizantes: Pesquisa da Unioeste revoluciona sustentabilidade nos Salões de Beleza

Iniciativa transforma resíduos capilares em adubo orgânico, promovendo ganhos ambientais e econômicos.

Por: João Livi
20/01/2025 às 14h17
Cabelos como fertilizantes: Pesquisa da Unioeste revoluciona sustentabilidade nos Salões de Beleza
Na foto, Gabriela Martines Gimenes, cabeleireira há 13 anos. Foto: Unioeste

Um resíduo comum, muitas vezes descartado sem preocupação, pode se tornar a chave para um futuro mais sustentável. Cabelos humanos descartados em salões de beleza e barbearias estão no centro de uma pesquisa inovadora liderada por Gabriela Martines Gimenes, mestranda em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo.

A iniciativa busca não apenas solucionar um problema ambiental, mas também integrar salões de beleza ao conceito de economia circular. “Meu maior anseio é transformar o setor em um modelo sustentável, promovendo mudanças no descarte e no reaproveitamento de seus resíduos. Esse seria um passo inovador e disruptivo”, afirma Gabriela, que atua como cabeleireira há 13 anos.

Cabelo no campo

Composta principalmente por queratina, uma proteína rica em carbono, enxofre, oxigênio e nitrogênio, a estrutura do cabelo apresenta um grande potencial como fertilizante orgânico. Segundo os estudos conduzidos por Gabriela, em parceria com os professores Bruno Marcos Nunes Cosmo e Deysiane Lima Salvador, da Faculdade Unimeo, em Assis Chateaubriand, os resíduos capilares podem enriquecer o solo e melhorar a nutrição das plantas.

“O nitrogênio presente no cabelo é um dos principais nutrientes para o desenvolvimento agrícola. Ele estimula a atividade dos microrganismos no solo e pode reduzir a dependência de fertilizantes químicos”, explica Cleber Antônio Lindino, orientador do projeto e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unioeste.

Oportunidade de negócio

A pesquisa se encaixa perfeitamente no conceito de economia circular, que busca reaproveitar resíduos de uma atividade produtiva em outra. “Essa abordagem beneficia o meio ambiente ao evitar o descarte inadequado e diminuir o uso excessivo de fertilizantes químicos, que podem prejudicar ecossistemas quando aplicados em excesso. Além disso, ela cria novas possibilidades econômicas para o setor capilar e o agronegócio”, destaca Cleber.

Continua após a publicidade
Anúncio

Gabriela também ressalta o impacto positivo no mercado brasileiro, um dos maiores consumidores de produtos capilares no mundo: “Além de promover práticas ecológicas, essa tecnologia pode posicionar o Paraná como líder em soluções sustentáveis para o setor agrícola. É uma oportunidade de reduzir custos e, ao mesmo tempo, atender às demandas por práticas ambientalmente responsáveis.”

Reduzindo a dependência de importações

Atualmente, o Brasil é o quarto maior consumidor de fertilizantes no mundo, mas produz apenas 2% da demanda global. A utilização de resíduos capilares como fonte de nitrogênio pode reduzir significativamente essa dependência, oferecendo uma solução local para um problema nacional.

“Quando olhamos para a dependência do Brasil em importar fertilizantes, percebemos que o reaproveitamento de resíduos orgânicos, como os cabelos, não é apenas uma questão ambiental, mas também estratégica para a economia do país”, pontua Gabriela.

Caminho para a sustentabilidade

Com resultados preliminares promissores, a pesquisa sugere um modelo que pode ser escalado para beneficiar tanto salões de beleza quanto o agronegócio. Gabriela acredita que, com o apoio necessário, essa inovação pode transformar o Paraná em referência global em práticas sustentáveis.

“Na minha opinião, já é hora de o setor da beleza ser incluído na era da sustentabilidade. Temos aqui uma oportunidade única de alinhar duas indústrias fundamentais do Brasil — a beleza e o agronegócio — em prol de um futuro mais responsável e inovador”, finaliza a pesquisadora.

Impacto futuro

A continuidade desse projeto promete beneficiar salões de beleza, agricultores e o meio ambiente, mostrando que até mesmo um resíduo aparentemente simples pode ser um agente de transformação. A iniciativa não apenas resolve um problema local, mas também abre caminho para soluções globais em sustentabilidade

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Seminário Estadual da Rede de Secretários encerrou o ciclo 2025 reunindo mais de 170 gestores em Curitiba e consolidando a integração entre municípios e o Sebrae/PR. (Foto: Inove)
Rede de Secretários Há 1 semana

Rede de Secretários capacita 331 gestores de 102 municípios e fortalece políticas públicas de desenvolvimento no Paraná

Programa do Sebrae/PR em parceria com o Governo do Estado encerra ciclo de 2025 com seminário estadual em Curitiba e resultados expressivos para o ambiente de negócios local

Motores elétricos Torqeedo Travel e Travel XP marcam a entrada da Yamaha Náutica na era da navegação sustentável. (Foto: Divulgação/Yamaha)
MOTORES SUSTENTÁVEIS Há 2 semanas

Yamaha Náutica apresenta motores elétricos de popa Torqeedo e inaugura nova era da navegação sustentável

Com tecnologia inteligente, bateria click-and-play e zero emissões, os modelos Travel e Travel XP unem potência silenciosa, conectividade e design de alto desempenho

Luan Mileski, da Irrah Tech, apresenta em Foz do Iguaçu como a Inteligência Artificial e o WhatsApp estão redefinindo o marketing e as vendas. (Foto: Divulgação)
Summit guassu Valley Há 3 semanas

Summit Iguassu Valley debate a nova era do marketing com Inteligência Artificial e vendas via WhatsApp

Em Foz do Iguaçu, o Head de Produto & Negócios da Irrah Tech, Luan Mileski, apresenta como os agentes de IA estão revolucionando o relacionamento entre marcas e consumidores

Festival Iguassu Inova 2025 reúne ciência, tecnologia, cultura e turismo em Foz do Iguaçu. (Foto: Itaipu Parquetec/Divulgação)
Festival Iguassu Há 1 mês

Festival Iguassu Inova 2025 promete quatro dias de imersão em ciência, tecnologia e cultura

Evento gratuito no Itaipu Parquetec terá mais de 150 palestras, exposições, hackathons, oficinas, shows e cinco mundos temáticos de experiências

Alexandre de Fátima Cobre recebe menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2025 com estudo que une farmacologia e Inteligência Artificial. (Foto: Arquivo Pessoal)
Pesquisa UFPR Há 1 mês

Inteligência artificial na mira da ciência! Pesquisa da UFPR abre caminho para novos medicamentos contra doenças virais

Tese premiada com menção honrosa pela Capes 2025 destaca inovação no uso de tecnologia para diagnóstico e desenvolvimento de fármacos