Sexta, 18 de Abril de 2025
18°C 23°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Startups impulsionam inovação no Paraná e crescem quase 20% em um ano

Ecossistema empreendedor se fortalece no Estado com apoio do Sebrae/PR e destaque para soluções em saúde, agronegócio e serviços

Por: João Livi Fonte: Sebrae PR
09/04/2025 às 16h23
Startups impulsionam inovação no Paraná e crescem quase 20% em um ano
Crédito: Sebrae PR

O cenário da inovação no Paraná ganhou um novo fôlego em 2024. Segundo o 11º Mapeamento das Startups Paranaenses, realizado pelo Sebrae/PR, o Estado já soma 2.095 startups — um aumento expressivo de 19,17% em relação ao ano anterior. O levantamento revela um ecossistema dinâmico, no qual 91% dos empreendimentos inovadores são de pequeno porte.

O estudo, que se consolida como uma ferramenta estratégica para compreender e impulsionar o setor, aponta que a maioria dessas startups atua em três frentes principais: saúde e bem-estar (10%), serviços e tecnologia da informação (9%) e agronegócio (8%). A capital Curitiba lidera em número de negócios, com 563 startups, seguida pelas regiões noroeste (269), norte (238) e oeste (217).

Pequenos negócios, grandes ideias

De acordo com os dados, 1.548 startups estão formalizadas, com predominância de microempresas (58%), microempreendedores individuais (22,7%) e empresas de pequeno porte (10,4%). Apenas 8,7% se enquadram como médias ou grandes.

A maioria está na fase de validação — etapa em que as ideias são testadas no mercado e começam a conquistar os primeiros clientes. Outras 28% já operam em fase de tração, momento em que os negócios buscam escalar resultados e consolidar seu espaço.

Para o coordenador de TIC e Startups do Sebrae/PR, Rafael Tortato, a iniciativa vai além dos números. “O mapeamento é uma ferramenta que construímos ao longo do tempo e que auxilia a identificar e conhecer o perfil desse público, para que possamos atender de forma mais assertiva e célere”, explica.

A edição de 2024 incorporou pela primeira vez startups formalizadas pelo regime Inova Simples — legislação que simplifica o processo de legalização para negócios de base inovadora. “Legislações como essas e o fomento a políticas públicas de formalização são necessários para estimular e incentivar a inovação”, complementa Tortato.

Continua após a publicidade
Anúncio

Inovação que brota na cidade

Entre os exemplos de startups em destaque no Paraná está a Eva Agricultura Urbana. Fundada por Alexandre Trompczynski Santos e Lorenzo Mesadri, a empresa nasceu durante o programa Startup Garage, promovido pelo Sebrae/PR em 2020. Com sede em Curitiba, o projeto propõe transformar a paisagem urbana por meio de hortas tecnológicas, levando a produção de alimentos orgânicos para quintais, varandas e pequenos espaços.

Com a Eva Agricultura Urbana, queremos auxiliar quem mora na cidade a plantar e cultivar alimentos orgânicos para consumo, utilizando tecnologia e otimizando espaços urbanos”, afirma Lorenzo. A startup já atua em diversas cidades da Região Metropolitana de Curitiba e oferece soluções como hortas verticais, hortoterapia, iluminação produtiva e hortas inteligentes.

Produtividade e automação 

Outro caso que ilustra o impacto das startups paranaenses vem da Confi, empresa fundada por Mateus Kobiyama e seus sócios. A startup desenvolveu um sistema que automatiza tarefas rotineiras de escritórios de contabilidade, organizando prazos e processos, reduzindo a carga de trabalho e evitando multas por atrasos.

Temos uma inteligência artificial que faz esse processo de forma automática e comanda a automatização. Auxiliamos os contadores a economizarem até 14 dias úteis do seu mês”, destaca Kobiyama.

Com atuação nacional e clientes espalhados pelo Brasil, a Confi oferece funcionalidades como integração com WhatsApp, automação de tarefas e gestão de documentos — tornando o trabalho mais fluido e a comunicação com os clientes mais eficiente.

Kobiyama ressalta que a aproximação com o ecossistema foi decisiva. “Foi uma grande virada de chave. O nosso trabalho é remoto, e estávamos sozinhos, de certa forma isolados. O Sebrae nos incentivou a participar do ecossistema, ir para eventos e conhecer mais startups. Foi em um desses eventos que conhecemos um investidor que apostou e aportou recursos em nosso negócio”, finaliza.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários