Segunda, 03 de Novembro de 2025
19°C 26°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Startups impulsionam inovação no Paraná e crescem quase 20% em um ano

Ecossistema empreendedor se fortalece no Estado com apoio do Sebrae/PR e destaque para soluções em saúde, agronegócio e serviços

Por: João Livi Fonte: Sebrae PR
09/04/2025 às 16h23
Startups impulsionam inovação no Paraná e crescem quase 20% em um ano
Crédito: Sebrae PR

O cenário da inovação no Paraná ganhou um novo fôlego em 2024. Segundo o 11º Mapeamento das Startups Paranaenses, realizado pelo Sebrae/PR, o Estado já soma 2.095 startups — um aumento expressivo de 19,17% em relação ao ano anterior. O levantamento revela um ecossistema dinâmico, no qual 91% dos empreendimentos inovadores são de pequeno porte.

O estudo, que se consolida como uma ferramenta estratégica para compreender e impulsionar o setor, aponta que a maioria dessas startups atua em três frentes principais: saúde e bem-estar (10%), serviços e tecnologia da informação (9%) e agronegócio (8%). A capital Curitiba lidera em número de negócios, com 563 startups, seguida pelas regiões noroeste (269), norte (238) e oeste (217).

Pequenos negócios, grandes ideias

De acordo com os dados, 1.548 startups estão formalizadas, com predominância de microempresas (58%), microempreendedores individuais (22,7%) e empresas de pequeno porte (10,4%). Apenas 8,7% se enquadram como médias ou grandes.

A maioria está na fase de validação — etapa em que as ideias são testadas no mercado e começam a conquistar os primeiros clientes. Outras 28% já operam em fase de tração, momento em que os negócios buscam escalar resultados e consolidar seu espaço.

Para o coordenador de TIC e Startups do Sebrae/PR, Rafael Tortato, a iniciativa vai além dos números. “O mapeamento é uma ferramenta que construímos ao longo do tempo e que auxilia a identificar e conhecer o perfil desse público, para que possamos atender de forma mais assertiva e célere”, explica.

A edição de 2024 incorporou pela primeira vez startups formalizadas pelo regime Inova Simples — legislação que simplifica o processo de legalização para negócios de base inovadora. “Legislações como essas e o fomento a políticas públicas de formalização são necessários para estimular e incentivar a inovação”, complementa Tortato.

Continua após a publicidade
Anúncio

Inovação que brota na cidade

Entre os exemplos de startups em destaque no Paraná está a Eva Agricultura Urbana. Fundada por Alexandre Trompczynski Santos e Lorenzo Mesadri, a empresa nasceu durante o programa Startup Garage, promovido pelo Sebrae/PR em 2020. Com sede em Curitiba, o projeto propõe transformar a paisagem urbana por meio de hortas tecnológicas, levando a produção de alimentos orgânicos para quintais, varandas e pequenos espaços.

Com a Eva Agricultura Urbana, queremos auxiliar quem mora na cidade a plantar e cultivar alimentos orgânicos para consumo, utilizando tecnologia e otimizando espaços urbanos”, afirma Lorenzo. A startup já atua em diversas cidades da Região Metropolitana de Curitiba e oferece soluções como hortas verticais, hortoterapia, iluminação produtiva e hortas inteligentes.

Produtividade e automação 

Outro caso que ilustra o impacto das startups paranaenses vem da Confi, empresa fundada por Mateus Kobiyama e seus sócios. A startup desenvolveu um sistema que automatiza tarefas rotineiras de escritórios de contabilidade, organizando prazos e processos, reduzindo a carga de trabalho e evitando multas por atrasos.

Temos uma inteligência artificial que faz esse processo de forma automática e comanda a automatização. Auxiliamos os contadores a economizarem até 14 dias úteis do seu mês”, destaca Kobiyama.

Com atuação nacional e clientes espalhados pelo Brasil, a Confi oferece funcionalidades como integração com WhatsApp, automação de tarefas e gestão de documentos — tornando o trabalho mais fluido e a comunicação com os clientes mais eficiente.

Kobiyama ressalta que a aproximação com o ecossistema foi decisiva. “Foi uma grande virada de chave. O nosso trabalho é remoto, e estávamos sozinhos, de certa forma isolados. O Sebrae nos incentivou a participar do ecossistema, ir para eventos e conhecer mais startups. Foi em um desses eventos que conhecemos um investidor que apostou e aportou recursos em nosso negócio”, finaliza.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Seminário Estadual da Rede de Secretários encerrou o ciclo 2025 reunindo mais de 170 gestores em Curitiba e consolidando a integração entre municípios e o Sebrae/PR. (Foto: Inove)
Rede de Secretários Há 1 semana

Rede de Secretários capacita 331 gestores de 102 municípios e fortalece políticas públicas de desenvolvimento no Paraná

Programa do Sebrae/PR em parceria com o Governo do Estado encerra ciclo de 2025 com seminário estadual em Curitiba e resultados expressivos para o ambiente de negócios local

Motores elétricos Torqeedo Travel e Travel XP marcam a entrada da Yamaha Náutica na era da navegação sustentável. (Foto: Divulgação/Yamaha)
MOTORES SUSTENTÁVEIS Há 2 semanas

Yamaha Náutica apresenta motores elétricos de popa Torqeedo e inaugura nova era da navegação sustentável

Com tecnologia inteligente, bateria click-and-play e zero emissões, os modelos Travel e Travel XP unem potência silenciosa, conectividade e design de alto desempenho

Luan Mileski, da Irrah Tech, apresenta em Foz do Iguaçu como a Inteligência Artificial e o WhatsApp estão redefinindo o marketing e as vendas. (Foto: Divulgação)
Summit guassu Valley Há 3 semanas

Summit Iguassu Valley debate a nova era do marketing com Inteligência Artificial e vendas via WhatsApp

Em Foz do Iguaçu, o Head de Produto & Negócios da Irrah Tech, Luan Mileski, apresenta como os agentes de IA estão revolucionando o relacionamento entre marcas e consumidores

Festival Iguassu Inova 2025 reúne ciência, tecnologia, cultura e turismo em Foz do Iguaçu. (Foto: Itaipu Parquetec/Divulgação)
Festival Iguassu Há 1 mês

Festival Iguassu Inova 2025 promete quatro dias de imersão em ciência, tecnologia e cultura

Evento gratuito no Itaipu Parquetec terá mais de 150 palestras, exposições, hackathons, oficinas, shows e cinco mundos temáticos de experiências

Alexandre de Fátima Cobre recebe menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2025 com estudo que une farmacologia e Inteligência Artificial. (Foto: Arquivo Pessoal)
Pesquisa UFPR Há 1 mês

Inteligência artificial na mira da ciência! Pesquisa da UFPR abre caminho para novos medicamentos contra doenças virais

Tese premiada com menção honrosa pela Capes 2025 destaca inovação no uso de tecnologia para diagnóstico e desenvolvimento de fármacos