
O Sesc Paraná transforma Foz do Iguaçu no epicentro da longevidade ativa ao celebrar, de 24 a 27 de novembro, os 50 anos do Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI). O evento histórico, no Grand Carimã Resort, reúne 900 participantes e reverencia uma trajetória iniciada em 1975, que colocou o Paraná como referência nacional em convivência, autonomia e bem-estar na maturidade.
Cinco décadas após a criação do primeiro grupo de convivência, no então Centro de Convivência da Terceira Idade João Daudt D’Oliveira, em Curitiba, o TSPI chega ao jubileu consolidado como uma das maiores redes de atenção ao envelhecimento do país. Hoje presente em 35 unidades do Sesc, soma 4.415 pessoas idosas matriculadas e mantém uma programação contínua de atividades físicas, culturais e sociais, que fortalecem vínculos, estimulam o protagonismo e elevam a autoestima.
A celebração em Foz do Iguaçu reúne delegações de 33 unidades com ações voltadas ao envelhecimento ativo, refletindo a expansão e a relevância de um trabalho que se tornou símbolo de cuidado, afeto e participação social.
A abertura, no dia 25, promete emoção com a apresentação oficial das delegações e a música “Vem Celebrar”, composta por Caio Fabio Machado, do Sesc Apucarana, especialmente para marcar o jubileu.
Um dos momentos mais aguardados da manhã será a roda de conversa “Longevidade com Propósito: Transformando o Tempo em Potência”, mediada pela jornalista Dulcinéia Novaes e com a participação do vice-governador Darci Piana, da desembargadora Joeci Camargo Machado e dos atores Zezé Motta e Cacá Carvalho.
À tarde, o ator Paulo Betti apresenta o talk show Autobiografia Autorizada, um mergulho em sua trajetória pessoal e na história da imigração italiana no Brasil. Na sequência, o gerontologista Alexandre Kalache, autoridade global em políticas para o envelhecimento e idealizador do movimento Cidades Amigas do Idoso, conduz a palestra magna.
O encerramento no Grand Carimã Resort ganha reforço de peso com o show de Sidney Magal, ícone popular de cinco décadas de carreira. A programação inclui ainda apresentações artísticas, entre elas o Grupo Carimbó do Sesc Água Verde; passeios turísticos guiados às Cataratas do Iguaçu e ao Parque das Aves; além de momentos de integração e relaxamento.
Para o Sesc PR, o jubileu simboliza mais que uma comemoração: reafirma o compromisso com a dignidade e o protagonismo das pessoas idosas. Como destaca a diretora de Educação, Cultura e Ação Social, Lidiane Galvan, trata-se de uma história construída com afeto e oportunidades que permitem à população idosa viver plenamente.