Quarta, 12 de Novembro de 2025
19°C 28°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Indústria do Oeste do Paraná aposta em inovação e tecnologia para crescer

1º Encontro CTMAQ/POD reúne empresários, universidades e instituições para fortalecer o setor metalmecânico e impulsionar o desenvolvimento regional

Por: João Livi Fonte: Sebrae/PR
12/11/2025 às 08h18
Indústria do Oeste do Paraná aposta em inovação e tecnologia para crescer
Empresários e instituições do Oeste do Paraná debateram soluções inovadoras para o setor metalmecânico durante o 1º Encontro CTMAQ/POD. (Foto: Divulgação/Sebrae)

A força industrial do Oeste do Paraná está se movendo em direção ao futuro. Empreendedores e representantes do setor metalmecânico participaram, em Toledo, do 1º Encontro CTMAQ/POD – Indústrias de Máquinas e Equipamentos Metalmecânica, um evento que reuniu especialistas, empresários e instituições em torno de um tema essencial: “Da captação de recursos à inovação”.

O encontro teve como propósito criar conexões estratégicas que resultem em negócios, parcerias e soluções práticas para impulsionar a expansão da indústria regional. A organização foi da Governança Indústria 4.0 da CTMAQ, com apoio do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e ações voltadas à inovação promovidas pelo Sebrae/PR e pelo Senai.

Conexões que geram resultados

Durante o evento, foram apresentados cases, painéis e oportunidades de colaboração entre empresas, universidades e instituições do ecossistema industrial. Segundo Edson Braga, consultor do Sebrae/PR, a inovação é o caminho indispensável para quem deseja permanecer competitivo.
Ele destacou a necessidade de as indústrias buscarem redução de custos, aumento da produtividade, sustentabilidade e acesso a incentivos, deixando claro que “inovar deixou de ser uma opção e passou a ser um diferencial estratégico”.

O professor Marcos Roberto Bombacini, da UTFPR – Campus Toledo, reforçou a importância da aproximação entre universidade e empresa: “O Encontro é uma plataforma que conecta empresários, fornecedores e decisores, promovendo parcerias estratégicas, negócios e troca de experiências que impulsionam a evolução do setor metalmecânico no Oeste do Paraná”.

Desenvolvimento regional e mobilização de recursos

A secretária executiva do POD, Lara Beatrice Biezus, destacou que a cooperação entre as instituições envolvidas é essencial para o fortalecimento econômico da região. “Eventos como esse abrem novas oportunidades para o setor e estimulam a mobilização de recursos internos, fortalecendo a economia local e regional”, afirmou.

Desafio da mão de obra e papel da tecnologia

Um dos principais pontos debatidos no encontro foi o déficit de mão de obra qualificada. Diante desse cenário, os investimentos em tecnologia e inteligência artificial surgem como alternativas para sustentar o crescimento industrial.
Para Felipe Brittes, gerente de relacionamento do Sistema Fiep/Sesi/Senai/IEL, a solução está em preparar as novas gerações desde cedo. “Trabalhamos com o jovem aprendiz para que ele, desde o ensino médio, esteja pronto para atuar com inovação e tecnologia. O setor está aquecido, e precisamos formar profissionais alinhados à nova realidade industrial”, pontuou.

Continua após a publicidade
Anúncio

Expansão e futuro do setor

O coordenador da CTMAQ, Adair João Schumacher, afirmou que o encontro já gerou resultados práticos. “Tivemos conexões com parques tecnológicos, universidades e o Sistema S, que abriram novas possibilidades para melhorar processos, produtos e marcas. Muitos empresários descobriram editais e oportunidades de fomento que podem transformar seus negócios”, destacou.

O crescimento do agronegócio e o avanço das exportações para países do Mercosul também estão entre os fatores que impulsionam o setor metalmecânico, ampliando o alcance das indústrias paranaenses e fortalecendo sua competitividade nacional e internacional.

Parceria em rede pela inovação

O evento contou com o apoio de uma ampla rede de instituições parceiras da Governança Indústria 4.0 da CTMAQ, entre elas: Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Sebrae/PR, Fiep/Senai, Unioeste, UTFPR, IFPR, Acimacar, ACIT, Biopark, AcicLabs, Itaipu Binacional e Parquetec.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários