Quinta, 06 de Novembro de 2025
18°C 28°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Tempestades de sexta devem explodir com rajadas acima de 80 km/h e chuva superior a 50 mm no Paraná

Oeste entra em risco muito alto e Leste em risco alto; Simepar e Defesa Civil alertam para granizo, descargas elétricas e ventos intensos entre sexta (07) e sábado (08)

Por: João Livi Fonte: Simepar
06/11/2025 às 11h50
Tempestades de sexta devem explodir com rajadas acima de 80 km/h e chuva superior a 50 mm no Paraná
Imagem do Simepar aponta avanço de tempestades severas no Paraná entre sexta e sábado, com vento acima de 80 km/h e chuva superior a 50 mm. (Imagem: Divulgação/Simepar)

A sexta-feira (07) promete um cenário de tempo severo no Paraná. A atualização do Boletim de Gestão de Riscos desta quinta (06) indica tempestades com acumulados que podem ultrapassar 50 mm, rajadas de vento pontualmente acima de 80 km/h, descargas elétricas e granizo. O Oeste do Estado está em risco muito alto, enquanto o Leste permanece em risco alto para ocorrências meteorológicas.

Depois de uma breve trégua, não há previsão de chuva nesta quinta (06), com exceção da faixa Leste. “Temos uma incursão de umidade do oceano para o continente, que produz bastante formação de nuvens entre a região litorânea, Serra do Mar e a Região Metropolitana de Curitiba, o que deixará a temperatura mais amena do que nos últimos dois dias. Há possibilidade de chuvisco ocasional na Serra do Mar”, detalha Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar.

Na sexta (07), o calor volta com força e pode chegar a 34°C em cidades do Norte e Oeste. Esse aquecimento, somado a um intenso sistema de baixa pressão entre Paraguai e Sul do País e ao deslocamento de uma frente fria associada a um ciclone extratropical, agrava a severidade das tempestades.
As primeiras células severas devem surgir no Sudoeste e Oeste à tarde e se espalhar para as demais regiões entre o fim da tarde e a noite. A chuva persiste pela madrugada de sábado (08) na faixa Norte, especialmente nas cidades que fazem divisa com São Paulo.

Onde o risco é maior

  • Metade Oeste: risco muito alto para temporais severos.

  • Metade Leste: risco alto, com potencial para chuva localmente intensa, vento e granizo.

Temperaturas de referência

  • Curitiba: após dois dias acima de 28°C, não passa de 22°C nesta quinta (06).

    Continua após a publicidade
    Anúncio
  • Interior pela manhã: mínimas entre 9°C e 10°C em General Carneiro, Palmas e Clevelândia.

  • Interior à tarde: máximas acima de 30°C em Paranavaí, Foz do Iguaçu, Loanda e Capanema.

Impactos esperados e orientação

Segundo a Defesa Civil, o cenário pode provocar alagamentos, enxurradas pontuais, destelhamentos, queda de galhos e danos à rede elétrica.
De sábado (08) à tarde até a manhã de domingo (09), o ciclone extratropical já no oceano intensifica o vento no Leste do Paraná, com rajadas entre 40 km/h e 60 km/h e picos acima de 70 km/h no litoral, provocando agitação marítima. O risco é moderado para ocorrências associadas.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários