O Paraná foi impactado nesta terça-feira (09) pela rápida passagem de uma frente fria que provocou ventos intensos e acumulados expressivos de chuva em diversas cidades, especialmente nas regiões Oeste e Centro-Sul. Segundo o Simepar, após a frente, uma massa de ar frio avança sobre o Estado e promete derrubar as temperaturas nesta quarta-feira (10), com possibilidade de geada em municípios do Sul.
Durante a madrugada, as rajadas de vento chegaram a 65,5 km/h em Campo Mourão, 64,8 km/h em Guarapuava, 57,2 km/h em Loanda, 56,9 km/h em Cianorte, 56,2 km/h em Cornélio Procópio e 55,1 km/h em Ubiratã. Até as 11h30, os maiores acumulados de chuva foram registrados em Palmas (33,9 mm), Coronel Domingos Soares (32 mm) e Mangueirinha (30,4 mm).
Na quarta-feira (10), as mínimas devem ficar abaixo dos 10°C em toda a metade Sul, com risco de geada entre Palmas e General Carneiro, onde os termômetros podem marcar de 3°C a 4°C. Apesar da queda brusca, o Simepar prevê que o frio terá curta duração. Já na quinta-feira (11), as temperaturas voltam a subir e o Estado viverá dias de grande amplitude térmica: frio nas manhãs e calor à tarde.
No interior, os termômetros devem ultrapassar os 30°C já na quinta-feira. Em Loanda, por exemplo, que chegou a 37°C na segunda (08), a previsão é de mínima de 16°C e máxima de 33°C no dia 11. Palmas, conhecida pelas temperaturas mais baixas, deve amanhecer com 4°C na quarta, mas terá máximas de até 24°C ao longo da semana.
Em Curitiba, a gangorra térmica também será marcante: nesta quarta, a capital deve registrar entre 7°C e 23°C, enquanto na quinta as temperaturas oscilam de 10°C a 25°C. Já o Litoral e a Região Metropolitana permanecem com mais nebulosidade e chance de chuviscos noturnos, o que ameniza a elevação das máximas.