O Paraná foi apontado pelo quarto ano consecutivo como o terceiro estado mais competitivo do Brasil, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Centro de Liderança Pública (CLP). São Paulo segue na liderança nacional, seguido por Santa Catarina.
Entre os principais destaques, o Paraná subiu da 5ª para a 4ª posição em educação, liderando o Ideb e o indicador geral do pilar. Também ganhou uma posição em inovação, com forte avanço na concessão de bolsas de mestrado e doutorado. Outro ponto de destaque foi a solidez fiscal, que passou do 8º para o 6º lugar.
O estado ainda ocupa a 2ª colocação em sustentabilidade ambiental, com liderança em transparência das ações de combate ao desmatamento e vice-liderança na coleta seletiva de lixo. Em reciclagem, ocupa a primeira posição no país.
O Paraná é o 3º em eficiência da máquina pública e o 4º em capital humano, com destaque para a formalidade do mercado de trabalho e o aumento da produtividade. Também ocupa o 5º lugar em sustentabilidade social, que reúne indicadores de saúde, renda e moradia.
Na administração pública, o estado avançou 12 posições no índice de transparência, alcançando o 4º lugar, além de melhorias em qualidade da informação contábil e equilíbrio de gênero no emprego público.
O relatório também aponta que o Paraná registrou redução de 64% no desmatamento da Mata Atlântica em 2024. Além disso, manteve a vice-liderança nacional em ESG e ODS aplicados às políticas públicas. No saneamento básico, ocupa a 3ª posição em acesso à água e o 2º lugar em cobertura vacinal.
No mercado de trabalho, o estado conta com mais de 6 milhões de pessoas ocupadas. Houve avanço na inserção econômica dos jovens (3º lugar), na produtividade (7º lugar) e na qualificação dos trabalhadores (6º lugar).
Além do desempenho estadual, Curitiba entrou para o grupo das cinco cidades mais competitivas do Brasil, com avanço de três posições no pilar economia e 11 posições no pilar sociedade. Maringá aparece em 7º lugar no ranking geral, enquanto Londrina ocupa a 39ª posição, mas lidera o país no pilar funcionamento da máquina pública.
Paranavaí ganhou destaque nacional em educação, alcançando a 2ª posição, e em capital humano, ficando em 4º lugar. Pato Branco também avançou fortemente, conquistando a 3ª posição em educação, com saltos expressivos no Ideb do ensino fundamental e médio.
Outros municípios paranaenses também figuram entre os 100 mais competitivos do Brasil, incluindo Francisco Beltrão (41º), Pinhais (45º), São José dos Pinhais (56º), Pato Branco (64º), Campo Mourão (66º), Cascavel (70º), Ponta Grossa (82º), Araucária (86º) e Toledo (92º).