O Sicredi, instituição financeira cooperativa com atuação nacional e mais de 9 milhões de associados, conquistou um marco inédito em sua trajetória: foi eleito uma das 25 Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina em 2025, segundo o ranking GPTW LATAM (Great Place to Work®). O reconhecimento, divulgado nesta quinta-feira (21) em cerimônia realizada em Buenos Aires, Argentina, posiciona a cooperativa entre as principais referências da região em cultura organizacional e bem-estar no trabalho.
Essa é a primeira vez que o Sicredi figura no ranking latino-americano, ampliando a visibilidade internacional após já ter alcançado o primeiro lugar no GPTW Brasil 2024, na categoria Empresas Gigantes. Na ocasião, a instituição se destacou pelo foco em Saúde Emocional, consolidando um modelo de gestão centrado nas pessoas.
A premiação reuniu organizações de mais de 30 países, incluindo Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica e República Dominicana, com reconhecimento nas categorias Grande, Pequeno e Médio porte, além de Multinacionais. Nesta 22ª edição, o GPTW LATAM ampliou o número de vencedoras de 125 para 200 empresas, reforçando a representatividade do ranking.
Representando as mais de 48 mil pessoas colaboradoras do Sicredi, estiveram presentes na cerimônia a diretora executiva de Pessoas e Cultura, Daniele Schmidt, e os gerentes de centrais da área. Para a executiva, o reconhecimento é reflexo da cultura cooperativa que guia a instituição.
Segundo Daniele, o resultado valida os valores que sustentam o Sicredi e demonstra o compromisso contínuo com a construção de um ambiente de trabalho saudável, engajador e conectado ao propósito de cooperar. A expressiva adesão à pesquisa do GPTW - que serve de base para as certificações - também foi citada como elemento-chave para implementar melhorias contínuas no ambiente organizacional.
Além do destaque na América Latina, o Sicredi também renovou, pelo quinto ano consecutivo, sua certificação como um excelente lugar para trabalhar no Brasil, recebida em 18 de agosto. A instituição obteve 90% de adesão à pesquisa de clima organizacional, índice que demonstra alto engajamento e confiança dos colaboradores.
O resultado, segundo a instituição, reflete a sinergia entre o Centro Administrativo Sicredi (CAS), as centrais e as cooperativas filiadas, em um trabalho conjunto voltado para o desenvolvimento humano, fortalecimento da cultura de cooperação e geração de resultados sustentáveis.