O Estado do Paraná vive uma verdadeira montanha-russa climática nesta semana. Depois de dias de calor intenso e instabilidades passageiras, os termômetros devem atingir os valores mais altos nesta sexta (22) e sábado (23), mas uma nova frente fria muda o cenário já na virada para o domingo (24).
De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o calor vinha marcando presença nas tardes desde o último fim de semana, especialmente no Noroeste. Entre terça (19) e quarta (20), a passagem de uma frente fria trouxe chuva, ventos que chegaram a 68 km/h em cidades como Cascavel e Ubiratã, e uma ligeira queda nas temperaturas.
Na terça, diversas cidades como Altônia, Capanema, Palotina, Paranavaí, Santa Helena e São Miguel do Iguaçu registraram máximas acima dos 30°C, enquanto Fazenda Rio Grande teve a mais baixa: 16,8°C. Na quarta, Antonina marcou a máxima estadual, com 28,9°C.
A quinta (21) começou com sol em todas as regiões. As temperaturas subiram ao longo do dia, chegando a 25°C no Leste, 30°C no Oeste e Noroeste, 28°C no Norte e 21°C no extremo Sul. Pancadas de chuva localizadas, acompanhadas de trovoadas, ocorreram em pontos isolados.
À noite, havia risco de chuvas rápidas no Oeste, Sudoeste e Noroeste, reflexo da formação de uma frente quente no Rio Grande do Sul.
Na madrugada de sexta (22), os ventos voltam a soprar forte no Oeste, Sudoeste e Noroeste, impulsionados pelo fluxo de calor e umidade vindo da Amazônia. Ao longo do dia, o calor ganha força:
Oeste e Noroeste: acima de 35°C;
Norte Pioneiro e Norte Central: até 32°C;
Curitiba, Litoral e Campos Gerais: acima de 30°C.
No sábado (23), o cenário se repete, com máximas acima de 30°C em praticamente todo o Estado, exceto no extremo Sul, em municípios como Palmas e General Carneiro, que terão temperaturas mais amenas. Em Loanda, a previsão é de até 37°C.
Da tarde para a noite de sábado, a aproximação de uma nova frente fria começa a mudar o tempo. A mudança na direção dos ventos e o avanço das instabilidades devem provocar pancadas de chuva e até temporais localizados no Oeste, Sudoeste e Sul do Paraná.
Durante a madrugada e manhã de domingo (24), as instabilidades se espalham por todo o Estado. As chuvas devem variar de fracas a moderadas, mas suficientes para provocar queda brusca nas temperaturas. No Sul, as máximas não devem passar de 20°C.
Segundo o meteorologista Leonardo Furlan, do Simepar, as mínimas mais baixas ocorrerão já na noite de domingo, com queda expressiva em boa parte do Paraná. No Norte, as temperaturas ainda ficarão mais elevadas, mas abaixo do registrado na sexta e sábado.
A segunda-feira (25) deve seguir instável, com nebulosidade e chuvas em todo o Estado. A partir da terça (26), algumas regiões voltam a ter predomínio de sol.
Apesar das altas temperaturas, o Simepar descarta que o fenômeno se configure como veranico ou onda de calor, já que a condição de forte aquecimento deve durar apenas dois dias antes da virada brusca provocada pela frente fria.