Uma mudança brusca no clima vai atingir o Paraná a partir desta quinta-feira (7),havendo previsão de pancadas de chuva mais intensas e possibilidade de temporais localizados em algumas regiões. Na retaguarda dessa instabilidade, o frio avança com força: uma nova massa de ar polar derrubará as temperaturas em todas as regiões paranaenses, provocando mínimas negativas e geadas durante o fim de semana.
Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a combinação entre um sistema de baixa pressão no litoral do Rio Grande do Sul e a formação de uma frente fria no oceano cria o cenário ideal para o desenvolvimento de instabilidades. O impacto será mais severo no Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do Paraná já nesta quinta-feira à tarde, com pancadas de chuva intensas e possibilidade de trovoadas.
O meteorologista Leonardo Furlan destaca que, após a passagem da frente fria, o ar polar avança com força pelo interior do Estado, atingindo também a região Oeste. A queda nas temperaturas será significativa já na noite de sexta-feira (8), com o fenômeno de inversão térmica: as mínimas ocorrerão à noite, e não ao amanhecer, como de costume.
A região Oeste, junto ao Sudoeste e Centro-Sul, será impactadas, com registros previstos próximo dos 5°C e há condições favoráveis à formação de geadas. O frio persistirá ao longo do fim de semana, com temperaturas ainda mais baixas no sábado (9), podendo chegar a valores negativos em cidades como Palmas e General Carneiro.
Sexta-feira (8): Instabilidades se espalham para outras regiões do Estado, mas o Oeste continua com possibilidade de temporais localizados. À noite, queda acentuada nas temperaturas em todo o Paraná.
Sábado (9): Amanhecer gelado, com mínimas negativas no Centro-Sul, Sudeste e pontos do Sudoeste. O Oeste enfrentará frio intenso e possibilidade de geada moderada a forte em áreas de baixada.
Domingo (10): Frio continua, com temperaturas entre -2°C e 0°C em várias regiões. No Oeste, as mínimas seguem próximo de 5°C.
Segunda-feira (11): Frio começa a perder força no interior, com mínimas ainda abaixo de 10°C. Geada restrita ao Sudoeste e Centro-Sul.
Furlan ressalta que a abrangência desta frente fria é atípica em comparação aos últimos invernos. Ao contrário dos anos anteriores, em que os efeitos se concentraram na metade sul do Estado, desta vez o frio alcançará com intensidade todas as regiões, incluindo o Oeste, Noroeste e Norte Pioneiro, com geadas e mínimas próximo de 5°C até mesmo em cidades como Umuarama, Cianorte e Londrina.