A passagem de uma frente fria pelo Paraná neste domingo (27) provocou temporais em diversas regiões do estado, com ventos fortes e raios. De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), nove municípios registraram rajadas de vento acima de 70 km/h. Em cinco cidades, o volume acumulado de chuva superou a média histórica de todo o mês de julho.
Segundo o meteorologista Samuel Braun, a frente fria teve origem na intensificação de um sistema de baixa pressão que atuava no Paraguai. Em apenas três horas, o eixo da frente fria avançou cerca de 150 km, o que favoreceu a ocorrência de ventos intensos. Diamante do Norte teve a maior rajada, com 91,1 km/h. Também se destacaram Santo Antônio da Platina (83,5 km/h), Japira (76,3 km/h), Guarapuava (74,5 km/h), Laranjeiras do Sul (73,4 km/h), Campo Mourão (72,4 km/h), Londrina (71,6 km/h), Cornélio Procópio (70,6 km/h) e Altônia (70,2 km/h).
Na madrugada desta segunda-feira (28), Londrina e Santo Antônio da Platina ainda registravam ventos acima de 50 km/h. Mesmo com o avanço da frente fria para o Sudeste, a presença de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul ainda favorece a ocorrência de ventos moderados a fortes em várias áreas do Paraná, especialmente nas regiões Sul e Leste.
O episódio de instabilidade colocou fim a uma sequência de dias sem chuva significativa em muitas cidades paranaenses. Cascavel e Toledo, por exemplo, estavam há 26 dias sem registro relevante de precipitação desde o fim de junho. Foz do Iguaçu, Santa Helena e São Miguel do Iguaçu, por sua vez, passaram por 24 dias praticamente secos.
Apenas entre quinta (24) e domingo (27), as chuvas acumuladas foram suficientes para ultrapassar a média histórica de julho em cinco municípios: Toledo (101,2 mm), Foz do Iguaçu (98,8 mm), Santa Helena (97,8 mm), São Miguel do Iguaçu (87,8 mm) e Cascavel (83,8 mm). Em algumas localidades do Norte e Noroeste do estado, a chuva registrada no domingo foi a primeira dos últimos 30 dias.
Mesmo com o afastamento da frente fria, a entrada de uma massa de ar polar manterá o tempo instável e provocará queda brusca nas temperaturas em todo o estado. Nesta segunda-feira, Cascavel registrou a menor temperatura até as 8h, com 9,3°C. Nas demais cidades, as mínimas variaram entre 10,9°C e 18,5°C.
A partir da noite de segunda-feira, o ar polar se intensifica, derrubando ainda mais as temperaturas. Na terça-feira (29), os termômetros devem marcar entre 5°C e 12°C, com chance de geada fraca em regiões como Oeste, Sudoeste, Centro-Sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba. Na quarta-feira (30), as mínimas podem variar de 0°C a 10°C, ampliando o risco de geadas, inclusive no Norte do estado.
A quinta-feira (31) ainda terá manhãs frias, com temperaturas abaixo de 5°C e risco de geada no Centro-Sul, Sudoeste e Campos Gerais. No entanto, as temperaturas começam a subir à tarde, especialmente nas regiões Oeste e Noroeste, onde os termômetros podem atingir 25°C. Na sexta-feira (1º), o frio perde força de forma mais significativa, e as temperaturas voltam a ficar acima dos 20°C em praticamente todas as regiões, com maior probabilidade de nevoeiros pela manhã.