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Reforma administrativa aprovada por unanimidade redefine estrutura da prefeitura de Marechal Cândido Rondon

Novos departamentos, ampliação de cargos e atualização de gratificações integram pacote proposto pela gestão Adriano Backes e Soldado Sauer

Por: João Livi Fonte: Câmara Municipal
29/04/2025 às 09h11
Reforma administrativa aprovada por unanimidade redefine estrutura da prefeitura de Marechal Cândido Rondon
Os vereadores aprovaram por consenso o Projeto de Lei. (Foto: Assessoria/Câmara Municipal)

Em uma votação marcada por consenso político e articulação entre os Poderes, a Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon aprovou por unanimidade, na noite de segunda-feira (29), o conjunto de projetos de lei que compõem a nova reforma administrativa do município. As mudanças fazem parte da proposta encaminhada pela gestão do prefeito Adriano Backes e do vice-prefeito Vanderlei Sauer (Soldado Sauer), e promovem uma reestruturação significativa na organização do Poder Executivo local.

O que muda na administração municipal?

Entre os destaques da reforma está a criação de novos departamentos estratégicos na estrutura da Prefeitura. O Projeto de Lei 11/2025 institui as áreas de Saúde e Segurança no Trabalho, Planejamento, Gestão e Finanças, Manutenção do Parque de Exposições, Gestão de Contratos, Gestão de Compras, Alimentação e Nutrição Escolar e Transporte Escolar. O mesmo projeto também redefine as secretarias de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, Esporte e Lazer, e Cultura, adequando-as às novas demandas administrativas.

Já o Projeto de Lei 12/2025 cria cargos comissionados que devem dar suporte à nova estrutura, como o de diretor especial para o Departamento de Gestão de Contratos, um diretor da Divisão de Segurança no Trabalho e um assessor especial para a Secretaria de Fazenda.

Na área de recursos humanos, o Projeto de Lei 13/2025 expande o número de cargos efetivos, refletindo a necessidade de reforço em serviços essenciais. Serão criados:

  • 32 cargos de agentes comunitários de saúde

  • 13 de assistente administrativo

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  • 7 de assistente social

  • 3 de enfermeiro

  • 5 de motorista

  • 2 de profissional de educação física

Por fim, o Projeto de Lei 14/2025 trata da atualização da legislação que regula as funções gratificadas e os critérios para o pagamento de gratificações por encargo ou atividade especial, visando maior transparência e adequação às funções executadas pelos servidores.

Debate prévio e consenso

Horas antes da votação, os vereadores se reuniram com representantes da Prefeitura em um encontro convocado pela própria Câmara. A iniciativa foi decisiva para o alinhamento entre os dois poderes. Segundo o presidente da Casa, vereador Valdir Sachser (Valdirzinho), o momento foi essencial para sanar dúvidas dos parlamentares.

Esse diálogo direto nos deu segurança para aprovar os projetos com tranquilidade. A expectativa é que o mesmo entendimento se repita na segunda votação”, afirmou.

A segunda e última análise dos projetos está prevista para a próxima sessão legislativa, agendada para segunda-feira (05 de maio).

Resumo das principais mudanças aprovadas
Criação de 7 novos departamentos
Reestruturação de 3 secretarias
Ampliação de 62 cargos efetivos
Criação de novos cargos comissionados
Atualização das regras de gratificações

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