Domingo, 11 de Maio de 2025
11°C 23°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Câmara de Marechal Cândido Rondon realiza audiência pública sobre piso salarial dos professores

Debate acontece nesta terça-feira (29), às 19h

Por: João Livi Fonte: Câmara Municipal
25/04/2025 às 18h50
Câmara de Marechal Cândido Rondon realiza audiência pública sobre piso salarial dos professores
A audiência será na Câmara Municipal. (Foto: Assessoria/Câmara)

A Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon promove nesta terça-feira (29), às 19h, uma audiência pública cuja pauta é o setor educacional do município. Organizado pela Comissão de Educação, Cultura, Saúde, Bem-Estar Social e Ecologia, o encontro tem como objetivo discutir a adequação do salário base dos professores da rede pública municipal ao piso nacional da categoria.

A audiência será realizada no plenário da Casa de Leis e terá transmissão ao vivo pelo site da TV Câmara (www.marechalcandidorondon.pr.leg.br). O evento é aberto ao público e visa dar voz à comunidade escolar e aos profissionais da educação que, há tempos, buscam valorização salarial e reconhecimento profissional.

De acordo com o presidente da Comissão, vereador Fernando Nègre, a mobilização se dá diante da insatisfação crescente entre os docentes. “Esperamos que, diante das manifestações dos professores nessa audiência pública, o prefeito possa apresentar uma proposta concreta de pagamento do piso. Hoje se diz que se paga o piso, mas o que acontece é que os professores, com o salário base e as progressões que eles têm na carreira, alcançam o valor. O piso é o início da carreira, e o que queremos é que os professores recebam esse valor como base, e a partir dele tenham direito às progressões”, pontua.

O piso salarial nacional dos professores da educação básica foi atualizado pelo Ministério da Educação para R$ 4.867,77, valor que deve nortear a remuneração inicial de professores em todo o país. No entanto, segundo Fernando Nègre, essa realidade ainda está distante do contexto local. “Estamos perdendo professores para cidades vizinhas, como Santa Helena, onde se cumpre o piso nacional. Aqui, infelizmente, isso ainda não ocorre”, alerta o vereador.

A discussão envolve diretamente o poder Executivo municipal, representado pelo prefeito Adriano Backes, que foi convidado a participar do encontro, junto da secretária municipal de Educação, Maria Claudete Kozerski. Entidades representativas dos servidores, como o Sindicato dos Servidores Municipais (Sinsemar), presidido por Fernando Hübner, e a APP-Sindicato, através de Soeli Gonçalves, também confirmaram presença.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

Gostou desta matéria? Compartilhe ela com seus familiares e amigos. Especiais Digital está no WhatsApp! Entre no canal e acompanhe boas notícias: WHATSAPP

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários