Quarta, 02 de Abril de 2025
20°C 25°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Interessado na conduta

Tarcísio Vanderlinde*

Por: João Livi
17/03/2025 às 10h00
Interessado na conduta
Tarcisio Vanderlinde.

Não pense que estou indo mais rápido do que estou na realidade. Ainda não estou nem perto do Deus da teologia cristã. Tudo o que obtiver até aqui é a evidência de Algo que dirige o universo e que se manifesta em mim como uma lei que me incita a praticar o certo e me faz sentir incomodado e responsável pelos meus erros.

Segundo me parece, temos de supor que esse Algo é mais parecido com uma mente do que com qualquer outra coisa conhecida – porque, afinal de contas, a única outra coisa que conhecemos é a matéria, e ninguém jamais viu um pedaço de matéria dar instruções a alguém.

[...] Descobrimos mais coisas a respeito de Deus a partir da Lei Moral do que a partir do universo em geral, da mesma forma que sabemos mais a respeito de um homem quando conversamos com ele do que quando examinamos a casa que ele construiu.

Partindo desse segundo vestígio, concluímos que o Ser por trás do universo está muitíssimo interessado na conduta correta – na lealdade, no altruísmo, na coragem, na boa fé, na honestidade e na veracidade.

[...] Deus é o nosso único alento, mas também nosso terror supremo; é a coisa de que mais precisamos, mas também da qual mais queremos nos esconder. É nosso único aliado possível, e tornamo-nos seus inimigos.

Certas pessoas parecem pensar que o encontro face a face com o Bem absoluto seria divertido. Elas devem pensar melhor no que dizem. Estão brincando com a religião. O bem pode ser o maior refúgio ou o maior perigo, dependendo de como reagimos a ele. E temos reagido mal.

Continua após a publicidade
Anúncio

Adaptado da obra “Cristianismo puro e simples” de C. S. Lewis (1898-1963). Lewis é autor da notável série literária “As crônicas de Nárnia”.

[email protected]

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários