Com a proposta de transformar o cenário da saúde pública, o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), deu início nesta terça-feira (11) à terceira edição do Saúde em Movimento, consolidando-se como o maior evento de saúde pública do estado. Realizado em Foz do Iguaçu, o encontro reúne cerca de duas mil pessoas, incluindo profissionais de diversas áreas, gestores, autoridades e representantes de instituições renomadas, tanto estaduais quanto nacionais.
Ao longo de três dias, o evento busca fortalecer a Rede de Atenção à Saúde do Paraná por meio de ações estratégicas, atualizações para gestores e trabalhadores da área e um amplo debate sobre os desafios e avanços no atendimento à população. A programação inclui palestras, oficinas e reuniões técnicas que reforçam o compromisso do estado com o Sistema Único de Saúde (SUS) e a regionalização dos serviços.
Investimentos e iniciativas voltadas à saúde
Uma das novidades mais aguardadas do evento é o anúncio de um pacote de investimentos para a saúde estadual, que será detalhado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior na quinta-feira (13). O secretário de Saúde, Beto Preto, adiantou que os recursos incluirão novos programas e repasses para ampliação de cirurgias eletivas, obras de infraestrutura e reforço às áreas de Atenção Primária e Vigilância em Saúde. "Quem está na saúde sabe que não tem missão cumprida, têm missão sendo cumprida", destacou durante a abertura.
Eventos paralelos enriquecem a programação
Diversos encontros importantes integram o cronograma do Saúde em Movimento, como o 3º Encontro Estadual do PlanificaSUS Paraná, o 8º Acolhimento do Programa Mais Médicos para o Brasil no Paraná e o 3º Encontro do Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias em Ação. A programação se destaca também pela Oficina para Implantação da Oferta de Cuidados Integrados e pela primeira reunião de 2025 da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB/PR).
Dinamismo e compromisso com a saúde pública
De acordo com Maria Goretti David Lopes, diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, o evento representa uma oportunidade de inovação e articulação em defesa do SUS. “Este movimento, com a participação de cada uma das pessoas que estão aqui, é dinâmico, inovador e ousado. Pretendemos provocar as mudanças necessárias para promover o cuidado que as pessoas merecem e precisam quando buscam os serviços de saúde no Paraná”, afirmou.
Reconhecimento e parcerias fortalecidas
Fábio de Mello, secretário de Saúde de Foz do Iguaçu e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR), destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e os municípios. “Somos muito gratos por todo o apoio que o Governo, por meio da Sesa, possibilita para os municípios, reforçando a regionalização dos serviços e levando atendimento para todos os paranaenses”, declarou.
Palestras e discussões de alto nível
O evento conta ainda com palestras de especialistas renomados, como Maria José Oliveira Evangelista, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que abriu a programação com o tema “Organizando o SUS para o cuidado integral e de qualidade”. Sua apresentação reforçou a importância de recursos e estratégias bem estruturadas para garantir um atendimento eficiente e universal aos usuários do SUS.