Quinta, 10 de Abril de 2025
16°C 26°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Autoridades analisam possibilidade de instalação do Instituto Federal do Paraná em Marechal Rondon

Reunião com a presença do reitor das IFPR aconteceu nesta quinta-feira

Por: João Livi
20/02/2025 às 14h33 Atualizada em 20/02/2025 às 18h49
Autoridades analisam possibilidade de instalação do Instituto Federal do Paraná em Marechal Rondon
Prefeito Adriano Backes, vice-presidente da Câmara Municipal, Cleiton Kurtz (Gordinho do Suco), vereador Fernando Nègre e o retiro Adriano Willian da Silva Viana Pereira e os vereadores da Comissão de Educação da Câmara. Imagens: João Livi

 

A possibilidade de implantação de um campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Marechal Cândido Rondon foi tema central de uma reunião da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Vereadores. O encontro, promovido por iniciativa do vereador Fernando Nègre, contou com a presença do reitor da instituição, Adriano Willian da Silva Viana Pereira, que apresentou um panorama da expansão do IFPR e os desafios envolvidos no processo.

O principal objetivo da reunião foi discutir a viabilidade e os trâmites necessários para que Marechal Cândido Rondon seja contemplada com uma unidade do IFPR. Durante sua fala, o reitor Adriano Pereira destacou a importância da expansão da rede federal de educação profissional e a necessidade de um planejamento estratégico para atender às demandas locais. “O Instituto Federal do Paraná tem como missão oferecer educação profissional de qualidade, alinhada às necessidades regionais. A instalação de um campus em Marechal Cândido Rondon precisa ser discutida com ampla participação da sociedade e do poder público, pois envolve questões estruturais, como a cessão de uma área adequada para construção”, explicou.

A história e a expansão 

Criado em 2008, o Instituto Federal do Paraná tem sua origem na Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná. Seu desenvolvimento remonta às escolas fundadas por imigrantes alemães em Curitiba, que posteriormente foram incorporadas à estrutura da UFPR. Desde então, a instituição cresceu consideravelmente, estando hoje presente em 26 municípios do estado, com previsão de expansão para mais cinco cidades.

Continua após a publicidade
Anúncio

Atualmente, o IFPR integra uma rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, garantindo formação para diversas áreas de conhecimento e atendendo tanto cidades de grande porte quanto pequenos municípios. Essa presença territorial ampla possibilita que cerca de 60% da população paranaense tenha acesso à educação técnica e superior pública de qualidade.

Um campus em Marechal Cândido Rondon

A expansão da rede do IFPR para Marechal Cândido Rondon é vista como estratégica, considerando o potencial econômico e educacional da região. O reitor Adriano Viana Pereira destacou a relevância da instalação de um campus para atender às demandas locais e regionais por qualificação profissional.

Entre as vantagens apontadas, estão a formação de mão de obra especializada, o incentivo à inovação tecnológica e a possibilidade de cooperação com o setor produtivo. Além disso, um campus do IFPR ampliaria o acesso à educação pública de qualidade, beneficiando não apenas os moradores do município, mas também de cidades vizinhas.

Os desafios

O reitor reforçou que a instalação de um campus envolve diversos fatores, incluindo o apoio do poder público municipal e da sociedade civil. Um dos requisitos fundamentais para viabilizar o projeto é a destinação de uma área de, no mínimo, 50 mil metros quadrados para a construção das instalações.

Além da infraestrutura física, a expansão requer articulação política e financiamento adequado. O apoio de parlamentares e do Ministério da Educação é essencial para garantir os recursos necessários e acelerar o processo de implantação.

Apoio da comunidade

O presidente da Acimacar, Paulo Grenzel, destacou a necessidade de ampliar as oportunidades de formação profissional em Marechal Cândido Rondon e região. Ele lembrou que o tema está em pauta há pelo menos 12 anos e ressaltou a importância de cursos voltados para o agronegócio e tecnologia.

"A qualificação profissional é essencial para o desenvolvimento local. Sempre buscamos manter essa discussão ativa, realizando visitas e buscando apoio para garantir conteúdo qualificado no município", afirmou Grenzel.

Ele enfatizou que a instalação de novos cursos depende de uma decisão política e do envolvimento das esferas municipal, estadual e federal. "Se fizermos nosso dever de casa, oferecendo estrutura adequada, toda a região será beneficiada, pois temos uma micro-região forte e carente de novas oportunidades", concluiu.

Cursos de licenciatura

Entre vários outros depoimentos e sugestões, a professora universitária Raquel Speck destacou a importância da criação de um curso público de Pedagogia na região, ressaltando a necessidade de formar profissionais com maior qualidade e acesso facilitado.

Disse ela: 

"Sem desmerecer a relevância dos cursos mencionados, que são fundamentais para a nossa região. No entanto, faço um apelo para que esta casa também volte seu olhar para a área da Pedagogia e a possibilidade de termos esse curso disponível aqui".

Raquel relembrou sua própria trajetória acadêmica e os desafios enfrentados. "Há 20 anos, quando me formei em Pedagogia, precisei estudar em Santa Helena, onde havia uma extensão da Unioeste. Todos os dias, me deslocava para lá. Hoje, duas décadas depois, ainda não temos um curso público de Pedagogia na nossa cidade. A opção mais próxima é em Cascavel. Enquanto isso, muitas instituições privadas oferecem o curso a distância, resultando, muitas vezes, em uma formação superficial e de baixa qualidade", alertou.

Pela formação educacional e profissional

O diretor do campus do IFPR em Assis Chateaubriand, professor Joaquim José Honório de Lima, ressaltou a relevância do Instituto Federal para a formação educacional e profissional dos jovens. Segundo ele, a instituição vai além do ensino superior, oferecendo uma base sólida desde o ensino médio com cursos técnicos de alta qualidade.

"Quando falamos em universidade, pensamos apenas no ensino superior, mas o Instituto Federal é muito mais do que isso. Metade das nossas vagas é para cursos técnicos, que permitem aos alunos aprender com professores altamente qualificados, muitos com doutorado", explicou.

Além do ensino, o IFPR também investe em pesquisa, extensão e inovação. "Temos alunos de 14, 15 anos já envolvidos em projetos de inovação, construindo um caminho de aprendizado contínuo, desde o ensino técnico até a pós-graduação", destacou o diretor.

Assumiu o compromisso

Em uma importante declaração, o prefeito Adriano Backes reafirmou seu compromisso com a instalação do Instituto Federal do Paraná (IFPR) na região, ressaltando a importância de adquirir a área necessária para a construção da instituição. Em seu discurso, o prefeito destacou a necessidade de apoio do Governo Federal e dos deputados para viabilizar a implementação do instituto, que trará benefícios tanto para a cidade quanto para os municípios vizinhos.

Declarou o prefeito Adriano Backes:

“Assumo o compromisso, junto com os prefeitos da região e os vereadores de Marechal Cândido Rondon, de adquirir a área necessária para a instalação do instituto. Precisamos do apoio do Governo Federal e de nossos deputados para viabilizar essa iniciativa”.

E os cursos?

A fala do prefeito foi recebida com entusiasmo por Fernando Nègre, que destacou a importância do compromisso assumido. “Agradeço ao prefeito Adriano por essa declaração tão importante para nossa cidade e pela sinalização de compromisso com o IFPR”, disse Nègre.

O reitor Adriano também reforçou a importância da ação conjunta para a instalação do instituto e apresentou um documento técnico preparado para a instituição. Ele ressaltou que o IFPR oferece todas as etapas de educação básica e que 50% das vagas são destinadas a cursos técnicos, conforme estabelecido por lei.

Explicou o reitor:

“Nós ofertamos todas as etapas de educação básica, mas, por força de lei, 50% das vagas devem ser destinadas para os cursos técnicos. O Ministério da Educação nos orientou a atingir 80% das vagas para cursos técnicos em nível médio integrado, e os demais cursos, como licenciaturas, bacharelados e tecnólogos, serão oferecidos em seguida”.

Ele ainda destacou que há uma redução significativa na formação dos jovens e adolescentes, o que torna fundamental a oferta de cursos técnicos em nível médio integrado. Outro ponto importante é que 20% das vagas são destinadas a cursos de licenciaturas, conforme solicitado pela professora Raquel Speck da UFPR. Além disso, 30% das vagas podem ser destinadas a cursos como bacharelados, tecnólogos e pós-graduação.

O reitor Adriano também agradeceu o apoio do prefeito Adriano Backes e enfatizou que o compromisso assumido pela Prefeitura de Marechal Cândido Rondon é fundamental para a rápida implementação do instituto. “Quando a Prefeitura se coloca como parceira em todas as etapas, conseguimos atender às expectativas de forma mais eficiente e rápida”, afirmou.

A instalação do IFPR em Marechal Cândido Rondon representa um avanço significativo para a educação na região, promovendo a formação de jovens e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Oeste do Paraná.

Próximos passos

A reunião representou um passo significativo para a educação de Marechal Cândido Rondon, reafirmando o compromisso das lideranças locais em buscar melhorias para a formação profissional e o desenvolvimento da região. O processo de implantação de um campus do IFPR ainda exige diversos trâmites burocráticos e políticos, mas a mobilização demonstrada pelos participantes indica um caminho promissor para essa conquista.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários