A Copagril realizou, na tarde de sexta-feira (31), sua Assembleia Geral Ordinária na sede da AACC, em Marechal Cândido Rondon. No encontro, os associados aprovaram a prestação de contas referente ao exercício financeiro de 2024, cujos dados já haviam sido apresentados nas pré-assembleias realizadas durante a semana nos núcleos da cooperativa.
Os relatórios financeiros e operacionais foram conduzidos pela diretoria da Copagril, composta pelo diretor-presidente Eloi Darci Podkowa, pelo diretor vice-presidente Cesar Luiz Petri, pelo diretor-secretário Ademir Luiz Griep e pelo CEO da organização, Daniel Engels Rodrigues. Um dos pontos mais relevantes foi o crescimento do quadro social, que atingiu 7.500 cooperados até 31 de dezembro de 2024, representando um incremento de 16,64% em relação ao ano anterior.
A cooperativa apresentou um panorama detalhado do desempenho das suas atividades. No segmento de grãos, as 15 unidades de recebimento registraram menor volume de soja, milho e sorgo devido às condições climáticas adversas em algumas regiões. Por outro lado, houve aumento na produção de trigo, cultura de menor expressividade dentro da área de atuação da Copagril.
As lojas agropecuárias, distribuídas em 23 unidades de 16 municípios nos dois estados de atuação, também tiveram desempenho expressivo. Outro destaque foi o Programa de Crédito de Carbono, que proporcionou ganhos financeiros significativos aos cooperados participantes.
A produção de rações atingiu 354.241 toneladas, o maior volume registrado nos últimos quatro anos. Na pecuária, a suinocultura alcançou um recorde histórico de 928.859 suínos abatidos. Também se destacaram os avanços nas intercooperações nas cadeias produtivas de aves, peixes e leite.
No setor comercial, as sete lojas da rede de supermercados da Copagril atenderam mais de 2,7 milhões de clientes ao longo do ano. Paralelamente, a gestão de pessoas recebeu investimentos direcionados à capacitação dos colaboradores, visando o fortalecimento das equipes e a melhoria do desempenho organizacional. O quadro de funcionários fechou 2024 com 1.563 empregados, sendo 43,89% mulheres.
Expansão
Durante a assembleia, também foi anunciado o plano de expansão para o Mato Grosso do Sul. A Copagril firmou uma parceria estratégica para a instalação de novas lojas agropecuárias em cinco municípios: Maracaju, Sidrolândia, Rio Brilhante, Dourados e Jardim. O projeto visa ampliar a presença da cooperativa e oferecer suporte aos produtores locais.
Com a apresentação detalhada das demonstrações contábeis e dos projetos futuros, bem como, de outros assuntos pertinentes a assembleias, os cooperados validaram os resultados e as estratégias traçadas para o próximo ciclo. A aprovação unânime reforça a confiança dos associados na gestão da Copagril e na direção dos seus investimentos para os desafios de 2025.
Posse do novo Conselho Fiscal
Como de praxe, na assembleia anual da cooperativa, é eleita a nova chapa do Conselho Fiscal, denominada 'Chapa dos Associados e Liderança'. Como titulares do conselho, foram eleitos José Rosenberger, André Luiz Fiedler e Renato Boreli, além dos suplentes, que foram empossados pelo presidente da Ocepar, José Roberto Hicken.
.