A usina hidrelétrica de Itaipu recebeu, na terça-feira (28), uma comitiva da Agência Nacional de Mineração (ANM) para uma visita técnica e reuniões sobre a segurança das barragens de mineração no Brasil. O encontro faz parte da continuidade de dois convênios firmados entre Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec e a ANM, que têm como objetivo aprimorar o monitoramento e a fiscalização dessas estruturas.
Atualmente, o Brasil conta com 919 barragens de mineração, das quais 468 são classificadas como de grande porte. Para garantir a segurança e a fiscalização efetiva dessas instalações, o Sistema de Monitoramento e Alertas (SMA) foi desenvolvido por meio da parceria, integrando informações obtidas por imagens de satélite e instrumentos automatizados.
“Essa plataforma possibilita respostas rápidas a potenciais riscos”, explica Claudio Issamy Osako, engenheiro da Divisão de Engenharia Civil e Arquitetura de Itaipu. Segundo ele, a automatização dos processos e a centralização de dados garantem mais confiabilidade e eficiência na fiscalização, promovendo uma gestão mais ágil e segura.
Para Luiz Paniago Neves, superintendente de Segurança de Barragens da ANM, a colaboração com Itaipu é essencial. “Sem esse convênio, perderíamos muito em segurança para toda a população. Estamos sempre buscando as melhores práticas e parcerias, e sabemos que Itaipu é uma referência mundial em segurança de barragens”, afirmou.
O primeiro convênio, iniciado em 2020 e com vigência até dezembro deste ano, recebeu um investimento de R$ 9,9 milhões da Itaipu Binacional. Com esse recurso, além da criação da plataforma SMA pelo Itaipu Parquetec, foram oferecidos cinco cursos de capacitação para 145 profissionais das instituições envolvidas, além da oferta de uma especialização em segurança de barragens para 41 alunos.
Já o segundo convênio, em vigência até 2029, tem como foco a continuidade do monitoramento das barragens e o levantamento das pilhas de rejeitos de mineração no país. Atualmente, não há dados sistematizados sobre essa forma de armazenamento, e a parceria visa criar um cadastro detalhado para monitoramento adequado. Esse novo convênio contará com um aporte de R$ 8 milhões da Itaipu.
A visita técnica reforça o papel de Itaipu como referência global em segurança de barragens. Além de Luiz Paniago Neves, participaram da comitiva o superintendente executivo da ANM, Júlio Cesar Mello Rodrigues, e o superintendente de Tecnologia da Informação e Inovação, Fábio da Silva Libório Ribeiro.