A prévia da inflação oficial brasileira, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), encerrou 2024 com uma alta acumulada de 4,71%, levemente inferior ao índice de 2023 (4,72%), conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ultrapassou o teto da meta inflacionária de 4,50% estipulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
O grupo de alimentação e bebidas foi o principal responsável por impulsionar a inflação no período, com alta de 8% nos preços ao longo do ano. Os maiores vilões desse aumento foram:
Além disso, os grupos de saúde e cuidados pessoais (6,03%) e educação (6,82%) também exerceram pressão significativa sobre o índice. Outros setores, como despesas pessoais (5,12%) e habitação (3,44%), registraram aumentos mais modestos, enquanto artigos de residência tiveram a menor variação (0,83%).
Em dezembro, a taxa foi de 0,34%, apresentando desaceleração em relação ao mês anterior (0,62%) e ao mesmo período de 2023 (0,40%). Cinco dos nove grupos de despesas analisados registraram alta, com alimentação e bebidas novamente liderando o impacto mensal, com aumento de 1,47%.
Itens como óleo de soja (9,21%), alcatra (9,02%), contrafilé (8,33%) e carne de porco (8,14%) puxaram os preços para cima. O grupo de despesas pessoais também teve destaque, com elevação de 1,36%, seguido por transportes, que aumentaram 0,46%.
Por outro lado, o grupo habitação registrou deflação de -1,32%, puxada pelo recuo de 5,72% no preço da energia elétrica residencial, reflexo do retorno da bandeira tarifária verde.
“A deflação em habitação ajudou a conter a alta da inflação em dezembro, destacando o impacto positivo da mudança na política tarifária de energia elétrica”, analisou o IBGE.
No acumulado do último trimestre, o índice trimestral (IPCA-E) registrou alta de 1,51%, consolidando o cenário inflacionário para o fechamento de 2024. A manutenção da inflação acima da meta reforça os desafios enfrentados pelo Brasil em equilibrar fatores macroeconômicos e os custos ao consumidor.