Sexta, 04 de Abril de 2025
18°C 27°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Selo do baixo risco transforma ambiente empresarial

Empreendedores ganham agilidade com decreto que simplifica processos e fortalece a economia

Por: João Livi
26/12/2024 às 14h04
Selo do baixo risco transforma ambiente empresarial
Mais de 25 mil empresas são beneficiadas com Selo do Baixo Risco nos primeiros 10 meses de vigência de decreto. Foto: Fabio Dias/EPR

Em um marco histórico para o ambiente de negócios no Paraná, o Selo do Baixo Risco beneficiou mais de 25 mil empresas em apenas 10 meses de vigência do decreto 3.434 de 2023. A iniciativa, que regulamenta a Lei Estadual 20.436/2020, conhecida como Lei de Liberdade Econômica, tem simplificado a vida dos empreendedores ao dispensar 771 atividades econômicas da exigência de licenças para abertura de empresas.

Impacto econômico e social

Desde sua implementação em 31 de janeiro de 2023, o decreto gerou um impacto significativo: seis em cada dez benefícios foram concedidos no processo de abertura de empresas, enquanto os demais ocorreram em alterações cadastrais. Cidades como Curitiba (33%), Maringá (9%), Londrina (6%), São José dos Pinhais (4%) e Cascavel (3%) lideram o ranking de acessos ao Selo.

Esse decreto é um marco na história do Paraná, porque não tínhamos nada com relação a isso. Todas as empresas necessitavam se submeter aos órgãos licenciadores”, destaca Marcos Rigoni, presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar).

O impacto vai além da desburocratização. A iniciativa permite que empresas iniciem suas atividades de forma mais rápida, contribuindo imediatamente para a geração de empregos, emissão de notas fiscais e arrecadação de impostos.

Reestruturação da Jucepar

A Jucepar também desempenhou um papel fundamental na disseminação do conhecimento sobre o decreto. Cerca de mil gestores municipais e parceiros participaram de palestras, workshops e lives para compreender os benefícios do Selo do Baixo Risco.

A Jucepar vai além do registro de empresas, preocupando-se com o aprendizado daqueles que utilizam seus serviços”, afirma Rigoni.

Continua após a publicidade
Anúncio

Paralelamente, o órgão passou por uma reestruturação significativa, com a inauguração de sua nova sede na Rua Ébano Pereira, nº 309, no centro de Curitiba. Adquirido por R$ 10,4 milhões de recursos próprios, o edifício oferece melhores condições de trabalho para os servidores e atendimento aprimorado para empresários e contadores.

Oportunidades futuras

Com resultados expressivos em 2023, a expectativa é de que o Selo do Baixo Risco continue promovendo avanços no ambiente de negócios do Paraná. A iniciativa não apenas simplifica processos burocráticos, mas também reforça o compromisso do Estado em criar um ecossistema favorável ao empreendedorismo.

A combinação de agilidade, orientação técnica e infraestrutura moderna estabelece um modelo que pode inspirar outras regiões do Brasil.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários