Sexta, 11 de Abril de 2025
21°C 28°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Concessão do lote 6 das rodovias do Paraná recebe proposta única

Projeto prevê R$ 20 bilhões em melhorias nas rodovias, incluindo duplicações e serviços de manutenção ao longo dos próximos 30 anos

Por: João Livi
17/12/2024 às 07h35 Atualizada em 17/12/2024 às 08h44
Concessão do lote 6 das rodovias do Paraná recebe proposta única
“A duplicação da BR 277, que liga o oeste ao leste do Paraná, é imensamente aguardada. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Nesta segunda-feira (16), a Empresa Paranaense de Rodovias (EPR) foi a única a apresentar interesse em participar da licitação do lote 6 da concessão das rodovias do Paraná. A proposta, que será oficializada no leilão da próxima quinta-feira (19) na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), prevê um investimento bilionário destinado à infraestrutura do estado.

De acordo com o edital publicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o lote abrange 662 quilômetros de estradas, incluindo trechos estratégicos das rodovias BR-163, BR-277, PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483. O pacote de obras prevê conectar as regiões Oeste e Sudeste do Paraná aos Campos Gerais, impulsionando o desenvolvimento logístico e econômico da região.

"Estão previstos R$ 20 bilhões em investimentos ao longo dos próximos 30 anos, sendo R$ 12,6 bilhões destinados a obras de infraestrutura e R$ 7,4 bilhões voltados para serviços essenciais de manutenção".

Principais obras do lote 6

Entre as melhorias mais aguardadas, destaca-se a duplicação de 462 quilômetros de rodovias, o que representa um avanço fundamental para o fluxo de veículos e a segurança dos motoristas. Obras importantes incluem:

  • Duplicação total da BR-277, entre Matelândia e Prudentópolis.
  • Ligação duplicada entre as cidades de Cascavel e Pato Branco.

Essas intervenções terão entregas escalonadas, com conclusão das primeiras duplicações a partir do terceiro ano de concessão, estendendo-se até o nono ano.

Concessão e o eixo estratégico da BR-277

Com o lote 6, a BR-277 — principal corredor de transporte do Paraná — terá sua concessão integralizada. A rodovia, que conecta o oeste paranaense, na fronteira com Paraguai e Argentina, ao Porto de Paranaguá, é crucial para o escoamento de produtos e para o comércio internacional. Os trechos restantes entre Prudentópolis e Paranaguá já são administrados pelas concessionárias Via Araucária e EPR Litoral Pioneiro.

Continua após a publicidade
Anúncio

Tarifas e modelo de concessão

O modelo de disputa adotado pela ANTT prioriza o desconto sobre a tarifa básica, fixada em R$ 0,17578 por quilômetro rodado. No entanto, com a participação exclusiva da EPR, o desconto oferecido pela empresa no envelope será considerado definitivo.

O edital estabelece que o desconto máximo sem aportes adicionais é de 18%. Propostas que ultrapassem esse limite exigirão contrapartidas financeiras progressivas. Vale lembrar que, no lote 3, leiloado recentemente, a empresa CCR saiu vencedora ao oferecer um desconto de 26,6%, em disputa acirrada com outros consórcios.

O que contempla os 662 km

Com o Lote 6, o Paraná vai completar a concessão de todo o eixo da BR-277, desde a região Oeste, na fronteira com Paraguai e Argentina, até o Porto de Paranaguá. Isso porque os dois primeiros lotes que já foram concedidos pegam os outros trechos da rodovia, na região Central, Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e Litoral. Além disso, ele coloca o Sudoeste no mapa das concessões paranaenses pela primeira vez, entre Cascavel e Pato Branco, acabando onde o Estado deixou encaminhado mais de 140 quilômetros de rodovias de concreto (PRC-280).

O lote inclui 662 quilômetros das rodovias BR-163, BR-277, PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483. É o maior em extensão, com 40 quilômetros a mais que o Lote 4.

Ele atravessa as cidades de Prudentópolis, Guarapuava, Candói, Cantagalo, Virmond, Laranjeiras do Sul, Diamante do Sul, Nova Laranjeiras, Guaraniaçu, Ibema, Campo Bonito, Catanduvas, Cascavel, Santa Tereza do Oeste, Céu Azul, Lindoeste, Santa Lúcia, Capitão Leônidas Marques, Realeza, Ampére, Francisco Beltrão, Manfrinópolis, Marmeleiro, Renascença, Vitorino, Pato Branco, Céu Azul, Matelândia, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Foz do Iguaçu.

Confira como ficarão os trechos:

Cascavel e Foz do Iguaçu

Serão 69,1 quilômetros de novas pistas duplas. Em Cascavel ela vai do perímetro urbano de Cascavel, do Trevo Cataratas, até o km 597,393, logo após o entroncamento com a Avenida Tancredo Neves. O trecho seguinte de duplicação da BR-277 começa logo após o trevo do Contorno Oeste de Cascavel, no território de Santa Tereza do Oeste, e segue até o perímetro urbano do município, no km 605+100. As obras de duplicação também atravessam Céu Azul, Matelândia, Medianeira e São Miguel do Iguaçu. Outro trecho de faixas adicionais em ambos sentidos da BR-277 começa no km 720+400, ainda no território de Santa Terezinha de Itaipu, e segue até o km 727+600, dentro do perímetro urbano de Foz do Iguaçu. 

Cascavel a Nova Laranjeiras

Serão seis segmentos de duplicação da rodovia federal, todos conectados, indo desde o km 480 até o km 575, em um total de 95 quilômetros de pistas duplicadas, passando também pelos territórios de Guaraniaçu, Ibema e Catanduvas. Elas compõem a maior parte das obras previstas para este trecho da concessão, devendo também ser realizadas as melhorias descritas abaixo no território de cada município.

Prudentópolis a Nova Laranjeiras

Serão dez segmentos de duplicação da rodovia federal, do km 303+800 ao km 336 e do km 355 ao km 480+100, pulando Guarapuava, onde a BR-277 já é duplicada – um dos trechos inclusive concluído recentemente, obra do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).

Cascavel e Pato Branco

A nova concessionária vai duplicar 141,08 quilômetros das rodovias BR-163, PR-182, PR-483, PR-180, PRC-280 e PRC-158, entre Cascavel, na região Oeste, e Pato Branco, no Sudoeste. As obras passam por Lindoeste, Santa Lúcia, Capitão Leônidas Marques, Realeza, Ampére, Manfrinópolis, Francisco Beltrão, Marmeleiro, Renascença, Vitorino e Pato Branco.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários