A Itaipu Binacional, maior produtora de energia limpa e renovável do mundo, deu mais um passo significativo rumo à eficiência e modernização. Na última sexta-feira (13), foram inauguradas duas novas estruturas essenciais para a manutenção e operação da usina: a Unidade de Proteção Anticorrosiva e Carpintaria (Upac) e o Escritório de Hidrologia de Campo. Essas melhorias representam uma revolução em termos de infraestrutura e condições de trabalho, garantindo maior longevidade aos equipamentos e mais conforto às equipes.
O novo edifício da Upac, com impressionantes 2 mil metros quadrados, centraliza as atividades de dois setores estratégicos da Divisão de Manutenção Civil e Industrial. A proteção anticorrosiva é um dos destaques, com processos de pintura industrial que prolongam a vida útil das instalações. Anteriormente, essas atividades eram realizadas em um prédio com mais de 30 anos, tecnologicamente defasado.
Outro ponto fundamental é o setor de carpintaria, responsável por fabricar dispositivos de madeira utilizados em inspeções e manutenções, como as plataformas sob as turbinas. Agora, ambos os setores estão em um ambiente projetado para otimizar as operações.
“É uma obra que demandou algum tempo para ser concluída e o resultado é fantástico. Nossa antiga estrutura estava defasada tecnologicamente, não era adequada às demandas atuais”, afirmou Énio Verri, diretor-geral brasileiro da Itaipu.
“Além disso, os empregados vão poder trabalhar com melhores condições de segurança e conforto”, destacou Justo Zacarias Irun, diretor-geral paraguaio.
A nova Upac traz avanços sustentáveis, como um sistema de filtragem por exaustão que evita a dispersão de partículas de tinta no meio ambiente. A estrutura também conta com uma estufa aquecida que possibilita a pintura em dias chuvosos e uma cabine para jateamento com granalha de aço. Esses recursos garantem maior eficiência e qualidade nos processos.
Para Jânio Gonçalves Lopes, responsável pelo setor de pintura, “a nova instalação atende a todos os requisitos, como iluminação e temperatura, melhorando as condições de trabalho”. O setor de carpintaria também foi contemplado com espaços amplos e maquinário moderno para otimizar o trabalho.
Além da Upac, o Escritório de Hidrologia de Campo também recebeu uma reforma completa. Localizado próximo ao encontro da barragem de concreto com a de enrocamento, o espaço agora oferece infraestrutura renovada para as equipes. A modernização incluiu novos banheiros com chuveiro, uma copa, um ambiente de escritório remodelado e uma sala de reuniões ampliada.
Esse setor é essencial para a operação da usina, fornecendo dados hidrológicos cruciais como vazão e profundidade dos rios.
Explicou Luiz Maldonado, da Divisão de Estudos Hidrológicos e Energéticos:
“Agora, dispomos de um ambiente de trabalho modernizado e adaptado para receber a equipe que retorna das viagens de campo e para a equipe que permanece nos escritórios”.
As novas instalações consolidam a dedicação da Itaipu em manter seus elevados índices de disponibilidade das unidades geradoras, garantindo que a usina permaneça como referência global em geração de energia. Com infraestrutura moderna e foco na sustentabilidade, a Itaipu demonstra, mais uma vez, seu compromisso com a inovação e a excelência operacional.
“A eficiência de Itaipu se deve ao trabalho ordenado, estruturado e pensado de nossa manutenção” — Justo Zacarias Irun, diretor-geral paraguaio.