Melhor colocada entre as marcas, a Frimesa conquistou o primeiro lugar com os queijos Parmesão e Prato na última quinta-feira (18), no 47º Concurso Nacional de Produtos Lácteos (CNPL). O evento foi realizado em Juiz de Fora (MG), durante o Minas Láctea 2024.
Premiados como melhores das categorias Queijo Prato Lanche 3 kg e Queijo Parmesão, os produtos concorreram com mais de 20 parmesões e quase 50 queijos pratos, e passaram pelo julgamento de mais de 40 juízes. Foram mais de 90 empresas participantes do concurso.
O evento reúne os profissionais da área, representantes da indústria, pesquisadores, empresas e visitantes envolvidos com o setor de laticínios. Este é um dos mais importantes encontros laticinistas da América Latina, que é organizado pelo Governo de Minas, por meio da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT).
De acordo com o gerente da área Leite, Erivelto Costa, o prêmio dá respaldo ao propósito da marca de apresentar produtos de qualidade ao consumidor. “É resultado do trabalho na melhoria da qualidade do leite no campo, e dos colaboradores no processo de produção”, avalia.
Vencedores
Ambos produtos são fabricados na unidade industrial de lácteos da Frimesa em Marechal Cândido Rondon (PR). O Queijo Prato tem coloração alaranjada, textura macia e toque adocicado. A maturação é de 25 dias, e é comumente usado em sanduíches, lanches e pizzas.
De sabor intenso, levemente picante e salgado, o Parmesão tem textura firme, quebradiça e granulada. Sua maturação varia, pode levar de seis meses a um ano, e a cor fica entre amarelo e alaranjado. Harmoniza com pratos como risotos, massas e vinho. No último ano, o Parmesão venceu os quatro concursos em que foi inscrito, dois Mundiais do Queijo em São Paulo, Queijos do Paraná e agora, o 47º CNPL.
Histórico
A Frimesa reúne um extenso histórico de premiações nesse concurso nacional. Desde 2010, os queijos produzidos pela central já foram premiados dez vezes. O Queijo parmesão já esteve entre os melhores seis vezes (2010, 2011, 2013, 2015, 2017, e 2024). O queijo prato ficou em primeiro lugar também em 2015. O queijo gouda foi eleito o melhor do Brasil em 2022.