
A semana começa com tempo abafado e instável no Paraná. A passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil deve provocar chuva entre segunda-feira (16) e terça-feira (17), com possibilidade de temporais em diversas regiões do Estado.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná, o padrão segue típico de verão, com temperaturas elevadas e pancadas isoladas entre a tarde e a noite. A única trégua de chuva está prevista para quinta-feira (19).
Segundo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar, a frente fria deixa o tempo mais instável principalmente na faixa litorânea, mas também favorece a formação de áreas de instabilidade no interior.
“Esse sistema frontal deixa o tempo mais instável na área litorânea, mas também induz a formação de áreas de instabilidade sobre o continente. Isso porque um fluxo de ar quente e úmido segue constante da região do Paraguai e Centro-Oeste do Brasil em direção aos três estados”, explicou.
Na segunda-feira (16), o dia começou com elevação rápida das temperaturas e previsão de chuvas localizadas, inclusive na região Norte do Estado. Já na terça-feira (17), a instabilidade aumenta, com risco de temporais devido à aproximação da frente fria pelo oceano.
Há ainda a atuação de um ciclone extratropical distante da costa, mas com pouco impacto direto sobre o Paraná.
Na quarta-feira de cinzas (18), as chuvas devem se concentrar mais entre o Sul e o Leste, principalmente entre a tarde e a noite.
A quinta-feira (19) será o único dia da semana com predomínio de sol e calor em praticamente todas as regiões. “É o único dia da semana em que teremos temperaturas bem mais elevadas e ausência de chuva em praticamente todas as regiões do estado”, destacou Lizandro.
Na sexta-feira (20), o padrão volta a ser típico de verão, com formação de pequenos núcleos de chuva e trovoadas após o aquecimento do dia.
O fim de semana já havia registrado volumes expressivos em algumas cidades, enquanto outras praticamente não tiveram precipitação, característica comum do verão.
Em Curitiba, por exemplo, houve registros variados entre bairros no domingo (15), com acumulados que chegaram a 55,7 mm em 40 minutos no Bairro Alto, enquanto outras regiões da cidade não registraram chuva no mesmo período.
Na sexta-feira (13), quando outra frente fria atravessou o Estado, os maiores acumulados foram registrados em São Miguel do Iguaçu (192,2 mm), Pato Branco (99,2 mm), Palmas (93,6 mm), Antonina (93,6 mm), Palotina (90,4 mm), Guaraqueçaba (89,8 mm), General Carneiro (86,4 mm), Francisco Beltrão (86,2 mm) e Morretes (80,6 mm).
Em sete estações meteorológicas do Simepar, o volume acumulado em apenas 15 dias já superou a média histórica de todo o mês de fevereiro.
Além da chuva irregular, as temperaturas seguem elevadas e batendo recordes em algumas regiões. No domingo (15), Loanda registrou 37°C, Santo Antônio da Platina 33,6°C e Nova Tebas 34°C, entre os maiores valores do ano até o momento.
Com calor persistente, ar úmido e instabilidades pontuais, o Paraná enfrenta uma semana que reúne todos os ingredientes clássicos do verão: abafamento, pancadas rápidas e temporais localizados.