Sábado, 14 de Fevereiro de 2026
21°C 29°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

De Alto Paraíso à medicina: aluno da rede pública conquista 1º lugar em federal

Após intercâmbio pelo Ganhando o Mundo, jovem é aprovado em primeiro lugar em Medicina na Unioeste e na UFMS

Por: João Livi Fonte: Secretaria de Estado da Educação
14/02/2026 às 09h52
De Alto Paraíso à medicina: aluno da rede pública conquista 1º lugar em federal
Luiz Fernando Souza de Andrade conquistou o 1º lugar em Medicina na Unioeste e na UFMS após intercâmbio pelo programa Ganhando o Mundo. (Foto: Arquivo pessoal)

Da pequena Alto Paraíso, no Noroeste do Paraná, para o topo de um dos cursos mais disputados do País. Luiz Fernando Souza de Andrade, de 17 anos, aluno da rede pública estadual, conquistou o 1º lugar em Medicina na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e também na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A trajetória inclui uma experiência internacional em 2024, quando participou do programa Ganhando o Mundo, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, e estudou na Austrália durante um semestre.

Intercâmbio e preparação intensa

Em 2024, aos 15 anos, Luiz embarcou para Beaconsfield, na Austrália, graças ao programa estadual de intercâmbio. A vivência no exterior ampliou o repertório cultural e consolidou a fluência em inglês, segundo o estudante.

“Desenvolvi meu inglês e hoje sou fluente. Tive experiências na escola e com a minha host family, fiz atividades extracurriculares e aprendi a lidar com adversidades. Foi uma experiência completa”, afirmou.

De volta ao Brasil em julho de 2024, o ritmo de estudos se intensificou. Luiz conciliava o ensino médio pela manhã, estudos individuais à tarde e cursinho à noite. A rotina seguia aos fins de semana, com simulados e revisões detalhadas.

“Eu frequentava o ensino médio pela manhã e à tarde ficava estudando por conta própria, cerca de quatro horas por dia. À noite, fazia cursinho das 19h às 22h”, relatou.

Continua após a publicidade
Anúncio

Aprovação em duas universidades públicas

Luiz prestou vestibular para diversas instituições, incluindo Universidade Federal do Paraná, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, além do Enem.

A aprovação em primeiro lugar na Unioeste ocorreu por meio do Aprova Mais Universidades, programa que utiliza a nota da Prova Paraná Mais para ingresso nas instituições estaduais. Na UFMS, o jovem também alcançou o primeiro lugar pelo processo seletivo seriado.

“Meu foco sempre foi entrar na universidade pública, mas não esperava passar direto agora, então foi uma surpresa muito grande”, destacou.

Nova etapa em Francisco Beltrão

Luiz optou por cursar Medicina na Unioeste, no campus de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná. As aulas iniciam no dia 16 de março, e a matrícula já foi efetivada.

“Talvez haja um pouco de insegurança por ser tudo novo: cidade, moradia, universidade, mas estou muito feliz. Encaro como uma nova fase da minha vida”, afirmou.

Orgulho da família e inspiração para outros alunos

Para a família, a aprovação representa a concretização de um sonho construído com disciplina e constância. O estudante é filho de professora e de trabalhador rural e sempre estudou em escola pública.

Segundo a chefe do Núcleo Regional de Educação de Umuarama, Gilmara Zanata, o resultado reforça a qualidade da educação pública estadual e inspira outros estudantes.

Ganhando o Mundo amplia oportunidades

Maior programa de intercâmbio estudantil do Brasil, o Ganhando o Mundo já levou 2.540 estudantes da rede pública paranaense para países de língua inglesa desde 2022. Em 2026, a edição em andamento prevê duas mil vagas.

Luiz afirma que a experiência internacional foi decisiva para seu amadurecimento. “Aprendi que, independentemente da situação, há como contornar. Tudo é diferente quando você está fora do seu país, mas isso fortalece”, disse.

Agora, o jovem projeta o futuro na Medicina com foco na saúde pública. “Vou me especializar e atuar também na saúde pública. Quero viver a faculdade, me dedicar e continuar dando o meu melhor”, concluiu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários