Segunda, 09 de Fevereiro de 2026
19°C 31°C
Marechal Cândido Rondon, PR

Policial Fabio sugere criação de conselho permanente para ordem urbana e população em situação de rua

Indicação propõe instância intersetorial para articular ações de assistência, saúde, segurança e urbanismo, com participação da sociedade civil

Por: João Livi
09/02/2026 às 15h32
Policial Fabio sugere criação de conselho permanente para ordem urbana e população em situação de rua
vereador Policial Fábio durante sessão ordinária na Câmara de Marechal Cândido Rondon. (Foto: Cristiano Viteck)

A Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon aprovou, na sessão ordinária desta segunda-feira (09), a Indicação nº 49/2026, de autoria do vereador Fábio Fockink (Policial Fábio), que sugere ao Poder Executivo Municipal a criação de um Conselho Municipal Permanente de Ordem Urbana e Atenção à População em Situação de Rua.

A proposta prevê que o conselho tenha caráter intersetorial e consultivo, com a finalidade de articular, planejar, acompanhar e propor políticas públicas integradas nas áreas de segurança, assistência social, saúde e urbanismo, com foco na organização do espaço público e no atendimento humanizado a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Integração de políticas e ações preventivas

De acordo com o texto da indicação, o conselho também teria como objetivo estruturar ações voltadas ao enfrentamento do uso abusivo de substâncias psicoativas, prevenção de pequenos delitos e situações de desordem nas vias públicas, especialmente em áreas de maior circulação, como região central, praças e espaços coletivos.

A sugestão é que a composição inclua representantes do Poder Público Municipal - com participação das áreas de Assistência Social, Saúde, Segurança/Trânsito e Planejamento Urbano - além de representantes da sociedade civil e entidades assistenciais. O Ministério Público poderia atuar como convidado permanente, quando possível.

Proposta busca continuidade e eficiência

Na justificativa, o vereador destaca que a questão é complexa e multidisciplinar, exigindo coordenação contínua entre diferentes setores, evitando medidas pontuais e isoladas. Entre os resultados esperados, a proposição cita a criação de fluxos integrados de abordagem social, encaminhamentos adequados para atendimento e tratamento, estratégias conjuntas com órgãos de fiscalização e segurança, além de intervenções urbanas preventivas, como melhorias de iluminação pública e uso de videomonitoramento.

Com a aprovação em plenário, a indicação será encaminhada ao Executivo Municipal para análise e eventual encaminhamento administrativo.

Continua após a publicidade
Anúncio

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários