ASSISTA A ENTREVISTA EM VÍDEO NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE.
A campanha Outubro Rosa, desenvolvida em Marechal Cândido Rondon pela Acimacar, por meio do Conselho da Mulher Empresária, poderá ser incluída oficialmente no calendário de eventos do município. A proposta foi apresentada pela vereadora Marciane Specht, que destacou o simbolismo e a relevância do programa “Um Toque pela Vida”, criado em 2010 e responsável por impactar milhares de mulheres na cidade e região.
Segundo Marciane, a iniciativa do projeto de lei surgiu de uma sugestão da presidente do Conselho da Mulher Empresária, Luciane Reuter de Oliveira, com o apoio da diretoria da Acimacar, liderada por Geovana da Silva Krause, e do prefeito Adriano Backes e da primeira-dama Andria Backes.
“Estamos muito felizes em propor o reconhecimento oficial dessa campanha tão importante. Todos os vereadores assinaram comigo o projeto de lei, que já está em tramitação e, em breve, deverá ser aprovado, garantindo o Outubro Rosa como parte do calendário oficial de Marechal Rondon”, destacou a vereadora.
Marciane relembrou que o movimento “Um Toque pela Vida” nasceu em 2010, com uma palestra da médica Malka, voltada à conscientização sobre o câncer de mama. A partir dessa ação, liderada por mulheres do Conselho da Mulher Empresária, o projeto cresceu e se transformou em uma mobilização regional, reconhecida em todo o Estado.
“Hoje o símbolo do ‘Um Toque pela Vida’ é autorizado pela Acimacar para ser utilizado por outras associações comerciais do Paraná. Isso mostra a força e a credibilidade da campanha”, afirmou.
Ao longo de 15 anos, o programa tem promovido conscientização, exames preventivos e mutirões de saúde, com o apoio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e da Secretaria Municipal de Saúde.
“O maior objetivo é a prevenção. O autoexame é o primeiro passo. Quando uma mulher se toca e percebe algo diferente, ela busca o serviço de saúde e aumenta as chances de diagnóstico precoce e cura”, reforçou Marciane.
O projeto também prevê que, no futuro, sejam ampliadas as ações para incluir a prevenção do câncer de colo de útero, fortalecendo ainda mais a abordagem da saúde da mulher.