
A Primato Cooperativa Agroindustrial mostrou mais uma vez sua força no cenário nacional ao conquistar cinco colocações no Prêmio Quem é Quem – Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos 2025, considerado o “Oscar do Agro”. A cerimônia da 9ª edição aconteceu nesta quarta-feira (29), no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel (PR), durante a AveSui América Latina, reunindo lideranças e instituições de todo o país.
Organizado pela Gessulli Agrimídia em parceria com o Cepea-Esalq/USP e com apoio da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), o prêmio reconhece práticas inovadoras, resultados de destaque e lideranças que impulsionam o desenvolvimento do cooperativismo brasileiro.
A Primato foi finalista em dez categorias, sete delas definidas por votação popular e três avaliadas por comissão técnica especializada. A performance da cooperativa garantiu cinco premiações expressivas:
3º lugar – Desempenho Econômico-Financeiro
3º lugar – Gestão Socioambiental e Sustentabilidade
2º lugar – Assistência Técnica Avicultura (Giovanni de Araújo Parenti)
3º lugar – Melhor Cooperado Avicultura (Gabriela Hamm Sturm)
2º lugar – Bem-Estar Animal
Os finalistas da Primato também se destacaram nas categorias Assistência Técnica Suinocultura, Melhor Cooperado Suinocultura, Liderança Feminina, Inovação e Tecnologia (com o projeto Suíno Verde) e Varejo, Inovação, Consumo e Ação em Marketing, representado pelo Programa de Fidelidade Primato: Pontos que Cultivam Vantagens.
Entre os premiados, o zootecnista Giovanni de Araújo Parenti, segundo colocado na categoria Assistência Técnica Avicultura, destacou a importância da conquista como um símbolo de reconhecimento ao trabalho técnico e humano desenvolvido junto aos produtores. Já a avicultora Gabriela Hamm Sturm, terceira colocada como Melhor Cooperado Avicultura, representa o protagonismo dos associados que, com empenho e inovação, fortalecem a cadeia produtiva da Primato.
Para o presidente da cooperativa, Anderson Léo Sabadin, as premiações são o reflexo direto do compromisso e da união de esforços que movem a Primato. “Esses resultados refletem o empenho, o comprometimento e a paixão de cada cooperado e colaborador que veste a camisa da Primato. É essa união que nos faz crescer e conquistar reconhecimento nacional”, afirmou.