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Pedágiamento prevê duplicação da PR-323 entre Maringá e Umuarama

Trecho de 114,6 quilômetros faz parte do Lote 4 das novas concessões rodoviárias e inclui obras de viadutos, pontes, passarelas e ciclovias

Por: João Livi Fonte: Governo do Paraná
09/10/2025 às 08h35
Pedágiamento prevê duplicação da PR-323 entre Maringá e Umuarama
Trecho da PR-323 que será duplicado entre Maringá e Umuarama faz parte do Lote 4 das novas concessões rodoviárias do Paraná. (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

O pedágiamento da PR-323, previsto no Lote 4 das novas concessões rodoviárias do Paraná, vai garantir a duplicação de 114,62 quilômetros entre Maringá e Umuarama, além de uma ampla reestruturação viária em toda a região Noroeste. O edital foi publicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o leilão está marcado para 23 de outubro, na B3, em São Paulo.

A duplicação ligará os trechos já duplicados nos municípios de Doutor Camargo e Umuarama, completando o corredor rodoviário até Iporã, etapa que será detalhada em sequência nesta série de matérias da Agência Estadual de Notícias.

Paiçandu e Doutor Camargo ganham novas estruturas urbanas

Em Paiçandu, onde a rodovia já é duplicada, estão previstas uma nova passarela para pedestres no km 154 e uma ciclovia entre os km 150 e 153. Já Doutor Camargo contará com uma via marginal urbana (km 174 ao km 175) e um viaduto do tipo Parclo no km 180, além de um Trombeta no km 182, que se conecta à PR-554, e uma nova ponte sobre o Rio Ivaí.

Terra Boa e Jussara terão novos acessos e pontes

O trecho em Terra Boa receberá dois viadutos tipo Diamante, nos km 187 e 190, além de uma ponte sobre o Rio São Mateus. Em Jussara, estão previstos dois Parclos (km 194 e 198), dois Diamantes (km 202 e 204) e novas pontes sobre os rios Bertioga, Canaméia e Ligeiro, substituindo antigas rotatórias e acessos.

Cianorte concentrará grande volume de obras

O município de Cianorte será um dos principais beneficiados do lote, com duas interseções Parclo (km 208 e 232), cinco viadutos tipo Diamante e uma passagem elevada no km 215. As obras incluem ainda novas pontes sobre os rios Catingueiras e dos Índios, quatro passarelas, via marginal entre os km 212 e 215 e ciclovia entre os km 215 e 216.

Tuneiras do Oeste, Tapejara e Cruzeiro do Oeste recebem modernização viária

Em Tuneiras do Oeste, serão implantados dois Diamantes (km 237 e 239), um Parclo (km 241) e uma ponte sobre o Rio São Vicente.

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Tapejara ganhará três viadutos tipo Diamante (km 246, 248 e 250), além de marginal entre os km 248 e 249, ciclovia (km 247 ao 249), passagem elevada, e dois Parclos (km 255 e 261).

Cruzeiro do Oeste terá dois Trombetas (km 266 e 275), três Diamantes (km 270, 271 e 273), quatro passarelas, marginal e ciclovia urbana, além de novas conexões com a Estrada Boiadeira e passarela no km 278.

Umuarama será interligada por novos viadutos e ciclovias

O último trecho da duplicação até Umuarama contempla um Parclo no km 284, um Trombeta no km 287 (acesso a Lovat), e outro Parclo no km 291. No perímetro urbano, serão implantados viaduto tipo Diamante no km 295, Parclo no km 296, seis passarelas (km 296 a 303) e ciclovia e marginal entre os km 295 e 300.

Leilão definirá o futuro da rodovia

O Lote 4 também inclui a duplicação de 65 quilômetros da BR-376 entre Maringá e Nova Londrina, além dos novos contornos rodoviários de Maringá e Londrina, e de Nova Londrina e Itaúna do Sul. A concessão busca assegurar fluidez, segurança e integração regional, consolidando um dos eixos mais estratégicos do transporte paranaense.

 

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