Terça, 07 de Outubro de 2025
15°C 22°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Pequenos negócios impulsionam geração de empregos e são responsáveis por 67% das vagas criadas no Paraná até agosto

Setor de Serviços lidera contratações e confirma protagonismo das micro e pequenas empresas no desenvolvimento econômico estadual

Por: João Livi Fonte: Sebrae/PR
07/10/2025 às 15h31
Pequenos negócios impulsionam geração de empregos e são responsáveis por 67% das vagas criadas no Paraná até agosto

Os pequenos negócios seguem como protagonistas na geração de empregos no Paraná. De acordo com levantamento do Sebrae, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 67,8% dos postos de trabalho criados entre janeiro e agosto de 2025 foram abertos por micro e pequenas empresas. No total, o saldo líquido do período chegou a 108.778 vagas, evidenciando o papel fundamental do segmento na economia estadual.

Somente no mês de agosto, o Paraná registrou saldo positivo de 8.050 novos empregos, reforçando o bom desempenho dos empreendedores locais. O setor de Serviços foi o destaque absoluto, com 37.136 contratações nos primeiros oito meses do ano, seguido pela Indústria de Transformação (13.134 vagas) e pelo Comércio (11.779 vagas). Em agosto, o cenário se repetiu: os Serviços responderam por mais da metade das novas admissões, somando 4.029 postos de trabalho.

Segundo o coordenador de políticas públicas do Sebrae/PR, Rubens Palma Filho, os números confirmam a força dos pequenos empreendimentos. “Os pequenos negócios são, de fato, um motor de transformação social e econômica: geram renda local, impulsionam o consumo e fortalecem o tecido produtivo regional”, destacou. Ele reforça que o avanço das micro e pequenas empresas tem ligação direta com o crescimento sustentável do Paraná, promovendo inclusão social e ampliando o acesso a oportunidades.

No cenário nacional

O mesmo movimento se repete em todo o país. Em agosto, 84,5% das contratações registradas no Brasil foram realizadas por microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Ao todo, 147,3 mil empregos foram gerados apenas naquele mês, enquanto o acumulado de 2025 chega a 982,9 mil vagas criadas por MPEs.

Entre os setores, Serviços também lidera o ranking nacional, com 62,5 mil contratações em agosto, seguido por Comércio (30,3 mil) e Construção Civil (21 mil).

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os pequenos negócios são a espinha dorsal da economia brasileira. “São o grande motor propulsor do desenvolvimento do nosso país, gerando emprego e renda para que a população tenha mais dignidade. Homens e mulheres que nunca desistem e produzem, com criatividade, o seu próprio negócio. Viva os pequenos negócios”, declarou.

Continua após a publicidade
Anúncio

Sobre o Caged

Criado pela Lei nº 4.923/1965, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) é um dos principais instrumentos de acompanhamento das admissões e demissões de trabalhadores com carteira assinada. Além de subsidiar o pagamento do seguro-desemprego, tornou-se uma ferramenta essencial para políticas públicas voltadas à reciclagem profissional e recolocação no mercado de trabalho.

Desde 2020, as informações do Caged são integradas ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), garantindo mais precisão e transparência aos dados de movimentação do emprego formal no país.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários