A vacinação contra a raiva passa a ser obrigatória em 30 municípios do Oeste do Paraná a partir desta quinta-feira (25). A determinação, oficializada pela portaria nº 368/2025 da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), é válida para herbívoros domésticos a partir de três meses de idade, incluindo bovinos, búfalos, cavalos, mulas, asnos, ovelhas e cabras.
A decisão considera fatores como o histórico de focos nos últimos anos, a proximidade com o Parque Nacional do Iguaçu, áreas de risco compartilhado de transmissão e o elevado número de pessoas que precisaram de tratamento após contato com animais suspeitos.
Somente em 2024, o Paraná confirmou 227 focos de raiva, sendo mais da metade registrados nas regionais de Cascavel e Laranjeiras do Sul. Até setembro de 2025, já foram contabilizados 166 focos em 41 municípios, dos quais 81 estão na região Oeste.
Para a Adapar, a vacinação é a medida mais eficaz de prevenção, evitando prejuízos econômicos e riscos à saúde humana. Os produtores terão prazo de seis meses para imunizar seus animais.
Junto à obrigatoriedade, a Adapar promove o projeto “Adapar Educa à Campo – Enfrentamento Contra a Raiva dos Herbívoros”, que entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro levará palestras em escolas, encontros com sindicatos rurais, visitas técnicas e ações de orientação direta em Cascavel e municípios vizinhos.
Cerca de 40 servidores estarão envolvidos nas atividades, que se encerram no dia 2 de outubro, em evento na sede da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), em Cascavel, reunindo gestores e entidades parceiras.
A portaria nº 368/2025 da Adapar estabelece a obrigatoriedade da vacinação contra a raiva nos seguintes municípios do Oeste do Paraná:
Boa Vista da Aparecida
Braganey
Campo Bonito
Capanema
Capitão Leônidas Marques
Cascavel
Catanduvas
Céu Azul
Diamante D’Oeste
Foz do Iguaçu
Guaraniaçu
Ibema
Itaipulândia
Lindoeste
Matelândia
Medianeira
Missal
Planalto
Pérola D’Oeste
Quedas do Iguaçu
Ramilândia
Realeza
Rio Bonito do Iguaçu
Santa Lúcia
Santa Tereza do Oeste
Santa Terezinha de Itaipu
São Miguel do Iguaçu
Serranópolis do Iguaçu
Três Barras do Paraná
Vera Cruz do Oeste
Situação em Marechal Cândido Rondon
Marechal Cândido Rondon não está entre os municípios que terão a vacinação obrigatória neste momento. No entanto, a Adapar alerta que todo o Oeste do Paraná é considerado área de risco elevado, devido à circulação do morcego hematófago e ao registro recorrente de casos na região.
Assim, embora não esteja na lista da portaria, a orientação é de que produtores de Marechal Rondon adotem medidas preventivas, incluindo a vacinação voluntária dos rebanhos, para reduzir a exposição e proteger tanto os animais quanto a saúde pública.