Terça, 23 de Setembro de 2025
10°C 24°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Marechal Rondon busca equivalência ao SISBI/POA: selo nacional permitirá venda de produtos em todo o Brasil

Após conquistar o SUSAF/PR, município avança em processo para ampliar mercados das agroindústrias locais

Por: João Livi Fonte: Prefeitura Municipal
23/09/2025 às 13h54 Atualizada em 23/09/2025 às 14h00
Marechal Rondon busca equivalência ao SISBI/POA: selo nacional permitirá venda de produtos em todo o Brasil
Prefeito Adriano Backes e o médico-veterinário Guilherme Destri participaram de reunião sobre equivalência ao SISBI/POA em Curitiba. (Foto: Divulgação)

A prefeitura de Marechal Cândido Rondon iniciou um novo passo para fortalecer o setor agroindustrial. Depois de conquistar o selo SUSAF/PR, que autoriza a comercialização de produtos de origem animal em todo o Paraná, o município agora trabalha para obter a equivalência ao SISBI/POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).

O prefeito Adriano Backes esteve em Curitiba, acompanhado do médico-veterinário e coordenador do Serviço de Inspeção Municipal (SIM/POA), Guilherme Augusto Destri. Ambos participaram de reunião na Superintendência Federal de Agricultura para tratar sobre requisitos, tramitação e estruturação necessárias ao processo.

A equivalência ao SISBI/POA padroniza os procedimentos de inspeção em nível nacional, garantindo qualidade sanitária e segurança alimentar. Com isso, produtos rondonenses poderão ser comercializados em todos os estados brasileiros, ampliando as oportunidades de mercado para pequenas e grandes agroindústrias.

Entre as vantagens do sistema está o fato de não impor limitações quanto ao porte dos estabelecimentos, permitindo a inclusão de unidades maiores, como abatedouros frigoríficos.

Adriano Backes ressaltou que se trata de um processo técnico, que exige etapas de adequação, mas que representa uma conquista estratégica para valorizar a produção local. “Essa equivalência abre novos horizontes e fortalece as agroindústrias rondonenses na busca por competitividade em âmbito nacional”, destacou.

 

Continua após a publicidade
Anúncio
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários