Sábado, 13 de Setembro de 2025
18°C 28°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Biopark Educação disputa prêmio internacional no Mondial du Fromage na França

Pesquisador Kennidy Bortoli apresenta queijos autorais em competição que reúne os melhores do mundo

Por: João Livi Fonte: Biopark
12/09/2025 às 14h01 Atualizada em 12/09/2025 às 14h18
Biopark Educação disputa prêmio internacional no Mondial du Fromage na França
Kennidy Bortoli representa o Biopark Educação no Mondial du Fromage, na França, com três novos queijos autorais. (Foto: Divulgação/Biopark)

O Biopark Educação, de Toledo (PR), participa pela primeira vez da maior competição de queijos da França, o Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, realizado em Tours entre os dias 14 e 16 de setembro. O evento reúne produtores de diversos países e avalia criações com base em critérios como aparência, aroma, sabor, textura e equilíbrio.

Representando o projeto de Queijos Finos do Biopark, o pesquisador Kennidy Bortoli embarcou para a França com três novos produtos desenvolvidos pela equipe: Abaporu, Crepúsculo e Maru Maru. Em 2023, o grupo já havia conquistado destaque internacional com o queijo Passionata, eleito o nono melhor do mundo no World Cheese Awards.

Reconhecimento internacional

Além da estreia no Mondial du Fromage, Bortoli também será homenageado com o título de maitre fromagerie pela Guilde Internationale des Fromagers, tornando-se o segundo e mais jovem brasileiro a receber a honraria. Ele e a empresária Carmen Donaduzzi, cofundadora do Biopark, também integram o corpo de jurados da competição.

Trajetória e vocação

Aos 32 anos, Bortoli soma seis anos dedicados ao Biopark Educação, onde atua no desenvolvimento de queijos finos com foco em pesquisa, escalonamento produtivo e interação com produtores. O interesse pela área surgiu ainda na infância, em Pinto Madeira (RS), quando acompanhava a avó Maria na fabricação artesanal de queijos.

Sua entrada no Biopark ocorreu em um processo seletivo internacional conduzido pelos fundadores do parque tecnológico, Luiz e Carmen Donaduzzi, doutores em Farmácia pela França.

O papel de Carmen Donaduzzi

Carmen Donaduzzi também será homenageada pela Guilde por incentivar a produção de queijos de excelência e fortalecer a presença brasileira no setor. Segundo ela, o Biopark já desenvolveu quase 100 tipos de queijos, com foco na valorização da cadeia leiteira regional.
“O objetivo é transformar o potencial produtivo do Oeste do Paraná em oportunidades concretas para pequenos e médios produtores, agregando valor e criando novos mercados”, destaca.

Continua após a publicidade
Anúncio

O concurso francês

O Mondial du Fromage acontece a cada dois anos e é o único concurso francês aberto à participação internacional. Na última edição, o Brasil conquistou 81 medalhas. Este ano, o Biopark Educação marca presença pela primeira vez, ampliando a visibilidade da produção de queijos finos paranaenses no cenário global.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários