Sexta, 11 de Julho de 2025
13°C 22°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Baleias-francas transformam litoral catarinense em destino de inverno

Experiências de ecoturismo e gastronomia típica atraem visitantes de junho a novembro

Por: João Livi Fonte: Assessoria Clube Candeias
10/07/2025 às 12h13
Baleias-francas transformam litoral catarinense em destino de inverno
Baleia-franca e avistada no litoral de Santa Catarina. (Foto: ProFranca/Instituto Australis)

Reconhecida pelas praias no verão, Santa Catarina revela seu potencial turístico durante o frio. A combinação de paisagens da Serra Catarinense, pratos típicos da estação e roteiros de ecoturismo chamou a atenção nos últimos anos. Entre essas experiências, a observação de baleias-francas destaca-se como um dos principais atrativos do inverno.

Migração e avistamentos recordes
De junho a novembro, as baleias-francas migram para as águas mais calmas do litoral sul em busca de locais para reproduzir e amamentar os filhotes. A temporada de 2025 começou em alta: no domingo, 6, mais de sete animais, acompanhados de filhotes, foram vistos entre a Praia de Ibiraquera e o Canto da Ribanceira, em Imbituba. Em 2024, o primeiro sobrevoo de monitoramento identificou 99 baleias, o maior registro desde o início dos estudos em 2002, segundo o Instituto Australis e o Projeto Franca Austral. Os meses de agosto e setembro concentram a maior parte dos avistamentos, quando os animais se aproximam da orla.

Roteiros e infraestrutura
Imbituba, Garopaba e Laguna compõem a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca. A rota temática, desenvolvida em parceria com o Sebrae/SC, o ICMBio e prefeituras locais, já capacitou mais de 500 micro e pequenas empresas para oferecer serviços de turismo ecológico. Além dos passeios de barco, turistas encontram trilhas, mirantes e pousadas com gastronomia regional, unindo conforto e contato direto com a natureza.

Impacto na ocupação hoteleira
Durante os meses típicos de baixa temporada, como junho e início de julho, a taxa de ocupação em Garopaba e Imbituba varia entre 35% e 50%. Com a chegada das baleias, especialmente entre o fim de julho e setembro, esse índice ultrapassa 70% e chega a 80% em feriados e fins de semana. No Festival da Baleia Franca, em setembro, alguns hotéis chegam a 100% de ocupação, de acordo com o Observatório do Turismo de Santa Catarina.

Papel do turismo associativo
Rennan Monteiro, CEO do Clube Candeias, destaca a democratização do acesso à temporada: “A temporada das baleias tem colocado o litoral catarinense em destaque durante o inverno, ampliando o leque de experiências turísticas além da serra. Com unidades próximas aos principais pontos de observação, oferecemos a nossos associados roteiros que conectam lazer, natureza e bem-estar”.

Sustentabilidade e futuro
O crescimento da observação de baleias-francas reforça o valor do ecoturismo para a economia local e a conservação marinha. Projeções apontam que, com investimentos em infraestrutura e capacitação, o inverno catarinense consolidará ainda mais a região como destino durante todo o ano.

Continua após a publicidade
Anúncio

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários