Quinta, 03 de Julho de 2025
7°C 17°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

De informalidade à certificação: casal de Nova Santa Rosa estrutura frigorífico de tilápia e mira expansão no Paraná

Com certificação do Susaf, Pescados Costa amplia comercialização e gera mais de 20 empregos em Nova Santa Rosa

Por: João Livi Fonte: Sebrae/PR
03/07/2025 às 08h27
De informalidade à certificação: casal de Nova Santa Rosa estrutura frigorífico de tilápia e mira expansão no Paraná
Os produtores Jenifer e Clécio da Costa, comemoram a certificação do Susaf. (Fotos: Arquivo Pessoal)

Em Nova Santa Rosa, no oeste do Paraná, o sonho de empreender no ramo de pescados ganhou nova forma em 2015, quando Jenifer e Clécio da Costa inauguraram o frigorífico Pescados Costa. Após anos atuando na informalidade — o que chegou a obrigá-los a mudar de cidade — o casal apostou na regularização e obteve, em 18 de junho de 2025, a certificação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf). “Com a certificação do Susaf, podemos trabalhar de verdade, sem medo, com notas fiscais e contribuir com nosso município e estado”, comemora Jenifer.

Apoio do Sebrae e reorganização

O caminho até o selo Susaf contou com o suporte do Sebrae/PR, por meio do Projeto Tilápias do Oeste. Segundo Emerson Durso, consultor da instituição, o trabalho envolveu a melhoria dos processos produtivos já pensando na adequação aos rigores sanitários: “Iniciamos o relacionamento com o Pescados Costa em 2024, dentro do Projeto Tilápias do Oeste, que tem como objetivo impulsionar a piscicultura na região, com foco em sustentabilidade e eficiência”, explica Durso. A reorganização estendeu-se aos fornecedores parceiros, reforçando boas práticas de sanidade e qualidade.

Estrutura e crescimento

Do início quase artesanal — com quatro colaboradores acumulando tarefas de despesca e produção — o frigorífico avançou para uma operação com 23 funcionários registrados e mais quatro dedicados exclusivamente à despesca. Hoje, o Pescados Costa processa entre 6 e 7 toneladas de peixe por dia, resultando em cerca de 2,5 toneladas de filés de tilápia. Apenas 10% da matéria-prima é de produção própria; os demais 90% provêm de 20 piscicultores parceiros, garantindo escala e confiabilidade ao negócio.

Perspectivas de expansão

O desempenho do frigorífico reflete o vigor do setor no Paraná: em 2024, o Estado produziu 245.115 toneladas de tilápia, 37% do total nacional, e o Oeste responde por cerca de 85% dessa produção. Com a habilitação Susaf, Jenifer e Clécio projetam abastecer todo o Paraná e, futuramente, novos mercados pelo Brasil. “Agora, vamos poder vender para todo o estado do Paraná. Recebemos aqui compradores do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, e isso confirma que todo o esforço dos últimos anos está valendo a pena”, conclui a empreendedora.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários