Quinta, 15 de Maio de 2025
15°C 25°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Paraná promove Dia D de multivacinação neste sábado com foco na gripe e atualização da caderneta

Com mais de 1.500 salas abertas, estado pretende aplicar 300 mil doses e liberar vacina contra gripe para toda a população acima de seis meses

Por: João Livi Fonte: Agência Estadual de Notícias
10/05/2025 às 09h05 Atualizada em 10/05/2025 às 18h13
Paraná promove Dia D de multivacinação neste sábado com foco na gripe e atualização da caderneta
Dia D: imunização contra gripe será aberta a toda população neste sábado. (Foto: Venilton Küchler)

Neste sábado, 10 de maio, o Paraná realiza uma grande mobilização estadual com o Dia D de Multivacinação, voltada à ampliação da cobertura vacinal e ao reforço da imunização coletiva. A partir das 8h, todas as 1.543 salas de vacinação do estado estarão abertas com o objetivo de aplicar ao menos 300 mil doses ao longo do dia.

Uma das principais novidades da campanha é a liberação da vacina contra a gripe (Influenza) para toda a população com mais de seis meses de idade, medida que começa a valer justamente nesta data. Até então, o imunizante estava restrito a grupos prioritários definidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Além da vacina contra a gripe, estarão disponíveis doses contra a Covid-19, febre amarela, sarampo e outras vacinas de rotina que compõem o calendário nacional. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems) e o Ministério da Saúde. O esforço estadual ocorre em sincronia com o Dia D nacional de vacinação contra a gripe.

A expectativa é de mobilizar 11.825 profissionais da saúde, que irão atualizar os cartões de vacinação de todas as faixas etárias, incluindo crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e puérperas. Estarão disponíveis vacinas como Hepatite B, Pentavalente, VIP (poliomielite inativada), Pneumocócica 10 Valente, Meningocócicas C e ACWY, Tríplice Viral, Varicela, Rotavírus, HPV, DTP e DTPa.

Vacinação contra a Covid-19 segue critérios específicos

Para a vacina contra a Covid-19, o atendimento será feito conforme os públicos definidos pelo Ministério da Saúde, a depender da disponibilidade nos municípios. São elegíveis: pessoas com comorbidades, imunodeprimidos, gestantes, puérperas, indígenas, quilombolas, população em situação de rua, residentes e trabalhadores de instituições de longa permanência, adolescentes em medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional, entre outros.

Continua após a publicidade
Anúncio

Haverá também a aplicação de vacinas específicas: a Pfizer baby (para menores de 5 anos), a Pfizer pediátrica (para crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou sem doses anteriores) e o imunizante da Moderna (para maiores de 12 anos dos grupos prioritários ou não imunizados).

Regiões com vacinação contra a dengue  

Adolescentes de cidades atendidas por 11 regionais de saúde do estado poderão receber a vacina contra a dengue. As regionais envolvidas são: Paranaguá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí, Maringá, Apucarana, Londrina, Toledo e Ivaiporã.

Outro destaque é a ampliação da faixa etária para a vacina contra o HPV. Tradicionalmente indicada para meninas e meninos de 9 a 14 anos, a dose única também será oferecida, de forma excepcional, para jovens entre 15 e 19 anos.

Mobilização conta com apoio  

O Dia D conta com o apoio de diversas instituições, como a Secretaria de Estado da Educação (Seed), Associações de Consórcios Municipais de Saúde (Acispar), Associação dos Municípios do Paraná (AMP), entidades religiosas, escolas municipais, creches, APAEs, cooperativas, conselhos profissionais e o Sistema S.

Convocamos a população do Paraná para mais um Dia D de vacinação, principalmente para a proteção contra a gripe, e enfatizar a relevância de manter a vacinação em dia. Com o suporte dos municípios e a participação ativa da população, vamos expandir nossa cobertura vacinal e intensificar a prevenção de doenças que podem ser evitadas", destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários