Com foco em eficiência, sanidade e resultados no campo, o Circuito Técnico Copagril 2025 de Suinocultura foi finalizado com êxito nesta semana, reunindo dezenas de produtores integrados, técnicos e representantes da diretoria executiva da Copagril no Salão Social da AACC, em Marechal Cândido Rondon. Realizado nos dias 7 e 8 de maio, o encontro consolidou-se como um espaço estratégico de aprendizado e valorização do trabalho no setor produtivo.
Na abertura oficial, os diretores da cooperativa enfatizaram a importância da qualificação técnica contínua como alicerce para a evolução da suinocultura. “Iniciamos este ciclo do Circuito com foco em um tema que impacta diretamente na rentabilidade e no bem-estar animal. A sanidade é a base da eficiência na suinocultura”, destacou o diretor-presidente da Copagril, Eloi Darci Podkowa.
A sanidade, inclusive, foi o tema central da primeira palestra do evento, conduzida pela médica veterinária Djane Dallanora, especialista em sanidade suína. Ela apresentou estratégias de manejo e prevenção de doenças, ressaltando como o controle sanitário impacta diretamente nos resultados zootécnicos das granjas.
Ainda no primeiro dia, a programação contemplou a valorização de produtores com melhor desempenho na Unidade Produtora de Desmamados (UPD). O primeiro lugar ficou com Cesar Scherer, da Granja Vô Manzke, que alcançou uma produtividade de 31,72. Em segundo lugar, ficou Cesar Luis Scherer, da Granja Tigrinho, com 31,71, seguido por Leonor Buss.
No período da tarde, o foco foi a fase de creche, com reconhecimento aos melhores índices de conversão alimentar. O produtor Ricardo José Kemfer conquistou o primeiro lugar com índice de 1,329. Em segundo, ficaram Alex e Izabel Lorençatto (1,3245), seguidos por Arlei e Lucas Sauer (1,350).
A programação do segundo dia foi voltada à fase de terminação. O destaque foi a palestra de Rosiel Moreira Cavalcante Filho, especialista da Agroceres PIC, que tratou de estratégias para melhorar o desempenho e reduzir a idade ao abate. Na sequência, foi realizada a premiação dos produtores com melhor desempenho em conversão alimentar na terminação. Sirleia e Antonio da Silva ficaram com o primeiro lugar (índice de 2,015), seguidos por José Nestor Lippert (2,016) e Valdir Hamerski (2,018).
Para o vice-presidente da Copagril, Cesar Luis Petri, o evento atingiu seu objetivo. “Tivemos conteúdos extremamente práticos e aplicáveis, que com certeza farão diferença nos resultados das granjas. A Copagril investe nesses momentos justamente para que o conhecimento técnico chegue de forma clara até nossos produtores”.
Já o diretor-secretário, Ademir Luis Griep, valorizou o comprometimento dos participantes. “A cada edição percebemos o quanto os produtores estão engajados e dispostos a aprender. Temas como sanidade e conversão alimentar impactam diretamente no desempenho e na sustentabilidade da atividade”, concluiu.
Confira na galeria fotos de todos os premiados.