Sexta, 18 de Abril de 2025
18°C 23°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Unioeste mantém nota máxima e UEM sobe ao topo em avaliação do MEC

Com desempenho de excelência, instituições reforçam o protagonismo do Paraná no cenário nacional do ensino superior

Por: João Livi Fonte: MEC
16/04/2025 às 08h37
Unioeste mantém nota máxima e UEM sobe ao topo em avaliação do MEC
A Unioeste manteve o patamar de excelência. (Foto: Divulgação)

O ensino superior paranaense reafirma sua excelência ao figurar como o terceiro melhor do Brasil, segundo os mais recentes dados do Ministério da Educação (MEC), com base no Índice Geral de Cursos (IGC) referente a 2023. O estado se posiciona atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais, e supera tradicionais polos como Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Entre os destaques está a Universidade Estadual de Maringá (UEM), que obteve a nota máxima — conceito 5 — no IGC, e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que manteve esse patamar de excelência. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) também figura nesse seleto grupo. As conquistas refletem a solidez do sistema público de ensino superior no estado, que conta com outras cinco universidades estaduais avaliadas com conceito 4, pontuação também considerada de alto desempenho.

Com grande satisfação e orgulho, celebramos a nota 5 do IGC, uma conquista de toda a nossa comunidade universitária”, destacou o reitor da UEM, Leandro Vanalli. “Esse resultado é fruto de um trabalho contínuo e colaborativo de servidores, docentes e gestores”.

Na Unioeste, o reitor Alexandre Webber também celebrou a conquista: “Esse resultado é reflexo do esforço coletivo da comunidade acadêmica. Mesmo sendo uma instituição jovem, manter a nota máxima no MEC mostra a maturidade e o compromisso da universidade com a formação de qualidade”, afirmou.

Ao todo, 48 instituições paranaenses foram classificadas nas faixas mais altas do IGC (conceitos 4 e 5). Apenas 66 instituições de todo o país alcançaram o conceito máximo — o que representa cerca de 3,2% das mais de duas mil avaliadas — sendo metade delas públicas.

Investimento 

Continua após a publicidade
Anúncio

A evolução das universidades estaduais também é reflexo direto dos investimentos em infraestrutura, ciência, tecnologia e qualificação profissional realizados pelo Governo do Paraná. Segundo o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, os resultados reafirmam o compromisso do estado com a excelência acadêmica. “A qualidade alcançada reflete o esforço institucional e o corpo docente altamente qualificado das universidades paranaenses. Isso consolida o Paraná como referência nacional no setor”, afirmou.

Destaque nacional 

Além das instituições, os cursos de graduação também obtiveram desempenhos expressivos. O Paraná soma 403 cursos com conceito 4 ou 5, superando a média nacional. Nas universidades estaduais, 66 cursos conquistaram essas notas.

A UEM se sobressaiu com sete cursos avaliados com conceito 5: Engenharia Química, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Medicina. Outros seis cursos da instituição receberam conceito 4, como Agronomia, Odontologia e Farmácia.

A Unicentro também apresentou bons resultados. O curso de Enfermagem foi avaliado como o quinto melhor do Brasil, com nota 5. Medicina Veterinária, Agronomia e Farmácia também conquistaram conceito máximo, enquanto Fisioterapia, Nutrição, Engenharia Florestal e outros cursos alcançaram nota 4.

No Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que compõe os critérios de avaliação do MEC, o Paraná teve 241 cursos com conceitos 4 ou 5. As sete universidades estaduais foram responsáveis por 60 desses cursos. A UEPG conquistou o melhor desempenho do país em Zootecnia, e a UEM garantiu a quarta posição nacional em Medicina.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários