A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou, nesta quinta-feira (27), a suspensão temporária de todos os lotes do creme dental Colgate Total Clean Mint, substituto da linha Total 12. A medida, que tem duração prevista de 90 dias, é preventiva e visa proteger a saúde dos consumidores enquanto ocorrem investigações sobre as reações adversas associadas ao produto.
“Esses sintomas têm impactado significativamente a qualidade de vida dos consumidores, resultando, em alguns casos, em custos médicos, afastamento do trabalho, dificuldades para se alimentar e se comunicar, e sofrimento emocional," informou a Anvisa em comunicado oficial.
Os consumidores que possuem o Colgate Total Clean Mint devem verificar na embalagem secundária (cartucho de cartolina) o número de registro na Anvisa, identificado como 25351.159395/2024-82. Caso tenham apenas a bisnaga, é possível conferir a presença da substância "fluoreto estanoso" na composição.
A Anvisa também recomenda que qualquer evento adverso relacionado ao uso do produto seja comunicado pelos canais oficiais Limesurvey e e-Notivisa.
Diante da decisão da Anvisa, o Procon-SP notificou a Colgate para prestar esclarecimentos sobre quais providências estão sendo tomadas. O órgão solicitou informações sobre os lotes afetados, formas de identificação dos produtos comprometidos e as orientações que a empresa está fornecendo aos consumidores.
Já o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp) ressaltou que os ingredientes utilizados em pastas de dente são, em geral, considerados seguros, e que reações adversas são raras. No entanto, especialistas sugerem que as manifestações relatadas possam estar ligadas a agentes flavorizantes (essências de óleos) ou ao detergente aniônico lauril sulfato de sódio, utilizados na fórmula.
A mudança na fórmula do creme dental Colgate Total Clean Mint pode estar por trás das reações adversas. O cirurgião-dentista Jaime Aparecido Cury, da Unicamp, explica que algumas marcas substituíram o fluoreto de sódio (NaF) pelo fluoreto estanoso (SnF2) devido às suas propriedades antibacterianas, que auxiliam na prevenção de doenças gengivais.
“É muito distante você ser uma professora pesquisadora e se tornar empresária. Para mim, está sendo um desafio e, gradativamente, estou conseguindo”, afirma Aneli.
Embora eficaz na prevenção de problemas bucais, o uso dessa substância pode provocar reações de sensibilidade em alguns indivíduos. Segundo o Crosp, em geral, os sintomas desaparecem logo após a interrupção do uso do produto.
Para os consumidores que apresentarem sintomas como inflamação gengival, queimação ou lesões na boca após o uso do creme dental Colgate Total Clean Mint, especialistas recomendam:
Suspender imediatamente o uso do produto;
Procurar um dentista para avaliação dos sintomas;
Relatar a ocorrência à Anvisa por meio dos canais oficiais;
Em casos de reações graves, buscar atendimento médico.
A investigação da Anvisa segue em andamento, e novas informações serão divulgadas conforme avançam as apurações sobre a segurança do produto.
Também é aguardada uma manifestação da Colgate a respeito, mas isso ainda não aconteceu, nem mesmo pelas redes sociais.