Quinta, 03 de Abril de 2025
21°C 28°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Sicoob Confiança celebra 20 anos de trajetória e expansão no cooperativismo financeiro

Em coletiva de imprensa, cooperativa destaca aumento na carteira de crédito, capital social e desafios do mercado financeiro

Por: João Livi
18/03/2025 às 09h48 Atualizada em 18/03/2025 às 17h37
Sicoob Confiança celebra 20 anos de trajetória e expansão no cooperativismo financeiro
O encontro com a imprensa aconteceu na sede da Sicoob Confiança. (Fotos: João Livi)

Na manhã desta terça-feira, 18 de março, a Sicoob Confiança, de Marechal Cândido Rondon, promoveu um encontro especial com representantes da imprensa local e regional. O objetivo foi apresentar informações sobre a atuação da cooperativa e seus projetos. A reunião foi conduzida pelo presidente da Sicoob Confiança, Gainor Sabka, e teve a participação da assessora de Comunicação e Marketing da cooperativa, Cheila Kindle, do especialista em Desenvolvimento Cooperativo, Alan Roskamp, e do superintendente Hugo Ferraz, os quais destacaram ações e pontos importantes sobre o crescimento da cooperativa e os desafios da instituição.

Fundada em 2005, a Sicoob Confiança comemora duas décadas de atuação no cooperativismo financeiro, destacando-se pelo crescimento e pela capacidade de adaptação às transformações do mercado. A cooperativa iniciou suas atividades na Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR), inicialmente voltada para empresários locais.

Gainor Sabka, presidente da Sicoob Confiança.

Gainor destacou, na oportunidade, que os primeiros presidentes, Elemar Lamberti, Eliseu Rheinheimer e Luciano Cremonese, enfrentaram desafios significativos no período inicial da cooperativa. “Histórias de viagens sem recursos e saídas de madrugada para economizar em hospedagem ilustram a determinação dos nossos fundadores”, afirmou Sabka.

Um grande momento de transformação da cooperativa, segundo o atual presidente, aconteceu quando ela passou a ser de livre admissão, já então na presidência de Eliseu Rheinheimer, permitindo que qualquer pessoa interessada pudesse se associar. Essa mudança resultou na abertura da primeira agência em Quatro Pontes e outra em Nova Santa Rosa, seguida pela segunda em Marechal Cândido Rondon, que passou por expansão devido ao contínuo crescimento.

Durante a gestão de Luciano Cremonese, a cooperativa expandiu-se para o Rio Grande do Sul, estabelecendo agências em São Leopoldo, Montenegro e Guaíba. Essa expansão representou um marco significativo, ampliando a presença da cooperativa em mercados distintos e desafiadores.

Em 2024, a agência de Maripá foi inaugurada, tornando-se a mais recente adição à rede. "Atingimos a viabilidade financeira em apenas 11 meses, um recorde no setor, considerando que o prazo médio para viabilização de uma agência é de 48 meses", destaca o atual presidente, Gainor Sabka. "Guaíba também alcançou a viabilidade em 12 meses, o que mostra o sucesso das nossas estratégias", complementou.

Continua após a publicidade
Anúncio

Ao longo de seus 20 anos, a Sicoob Confiança enfrentou desafios impostos pelas rápidas mudanças no setor financeiro, incluindo o surgimento de fintechs e bancos digitais. "Nosso diferencial é saber equilibrar inovação e proximidade com o cooperado", afirma Sabka. "Investimos em atendimento digital, mas sem abrir mão do contato humano, que é essencial para manter a confiança e a credibilidade da nossa cooperativa", concluiu o presidente.

Cheila Kindlen fez a apresentação do selo dos 20 anos da cooperativa.

Lançamento do selo dos 20 anos

Após o pronunciamento do presidente da cooperativa, Cheila Kindle, apresentou o selo comemorativo dos 20 anos da cooperativa, destacando os conceitos que representam a história e a continuidade da instituição.

Cheila ressaltou que o selo traz a junção de dois elementos: o símbolo do infinito, que remete à continuidade, evolução e equilíbrio, e a fita, que simboliza fluidez e capacidade de adaptação, essenciais para enfrentar os desafios e inovações constantes do setor. "Nosso selo comemorativo transmite que temos infinitas histórias para contar, do passado, do presente e do futuro", afirmou.

Alan Roskamp apresentou o projeto do Banco de Sangue Virtual.

Banco de sangue virtual

Em seguida, Alan Roskamp, apresentou um dos projetos mais inovadores da cooperativa: o Banco de Sangue Virtual. "Este é um projeto que conecta doadores e receptores, tornando o processo de doação mais rápido e eficiente", explicou.

Alan destacou que a iniciativa é fruto de uma parceria entre o Sicoob e a Sanford Schools, e funcionará em quatro fases. A primeira etapa, já em andamento, consistiu na mobilização junto à Prefeitura e à Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon. "Tivemos um bate-papo muito produtivo com o prefeito e a equipe de saúde, que apoiaram incisivamente a implementação do Banco de Sangue Virtual. Também contamos com o apoio do Lions Club e de outras entidades", acrescentou.

O funcionamento do Banco de Sangue Virtual é simples e eficaz. Os interessados acessam o site e realizam um cadastro, informando seu tipo sanguíneo. Em caso de necessidade urgente de um determinado tipo de sangue, o hemocentro aciona o sistema, que envia mensagens automáticas para os doadores cadastrados compatíveis. "Isso evita a sobrecarga de informações e garante que apenas os doadores com o tipo sanguíneo necessário sejam acionados", explicou Alan.

O lançamento oficial do Banco de Sangue Virtual está previsto para o dia 28, durante um evento que contará com a assinatura de um termo de parceria entre a cooperativa, a Prefeitura e o Hemocentro. A partir desse dia, todos os doadores cadastrados no hemocentro local também serão incluídos automaticamente no sistema do Banco de Sangue Virtual.

Hugo Ferraz discorreu sobre os números da cooperativa.

Os números da Sicoob Confiança

Por fim, o superintendente Hugo Ferraz compartilhou um panorama da trajetória da instituição e os desafios enfrentados ao longo dos anos.

Ele destacou que desde sua fundação em 2004, a Sicoob Confiança consolidou-se como uma instituição financeira cooperativa de referência, iniciando suas atividades como Sicoob Marechal. "Inicialmente focada no atendimento a um grupo específico de empreendedores, a cooperativa expandiu sua base de associados a partir de 2008, quando uma mudança na legislação permitiu a ampliação do quadro social para diversos segmentos da sociedade", informou.

O crescimento da cooperativa tem sido exponencial nos últimos anos. De acordo com Ferraz, um dos momentos decisivos foi a expansão para o Rio Grande do Sul em 2020, com a abertura da primeira agência em São Leopoldo. Desde então, a Sicoob Confiança inaugurou novas unidades em Montenegro e Guaíba, fortalecendo sua presença na região Sul do país.

Ferraz destacou que a cooperativa tem se adaptado à crescente concorrência do mercado financeiro, impulsionada pelo surgimento de mais de 1.500 fintechs nos últimos anos. "Se estamos evoluindo, é sinal de que estamos nos adaptando bem ao mercado", afirmou.

Perspectivas para 2025

Com um mercado cada vez mais dinâmico e regulado, a Sicoob Confiança seguirá ajustando suas estratégias para manter o crescimento sustentável. O superintendente destacou a entrada em vigor da resolução 4.966 do Banco Central, que tornará mais rigorosa a classificação de risco de crédito a partir de 2025, exigindo ainda mais cautela na concessão de empréstimos.

Ao encerrar o encontro, o presidente da cooperativa, Gainor, reforçou a importância da aproximação entre a Sicoob Confiança e a comunidade, garantindo um diálogo aberto e participativo. "Queremos fortalecer ainda mais esse relacionamento e garantir que todos os cooperados estejam bem informados sobre as decisões da cooperativa", concluiu.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários