Resumão
O Grêmio encerrou a primeira fase do Gauchão com vitória. Jogando fora de casa, com time alternativo, o Tricolor bateu o Ypiranga por 1 a 0 na tarde deste sábado, no Colosso da Lagoa, em Erechim. Monsalve marcou o gol do jogo, sendo que o time estava com um jogador a menos desde o primeiro tempo, com expulsão de João Lucas.
Como fica
Com a vitória, o Grêmio foi a 17 pontos, líder do Grupo A. O gol do Juventude no último lance contra o Pelotas, porém, faz com que o Tricolor jogue a primeira partida da semifinal em casa, decidindo em Caxias do Sul. Já o Ypiranga parou em 12 pontos, em terceiro no Grupo B, e disputará o Troféu Farroupilha, que vale vaga na Copa do Brasil 2026.
Primeiro tempo
O Grêmio começou o jogo dominando as ações, criando algumas chances de perigo. Arezo acertou a trave em cabeçada aos quatro minutos. Natã, aos 15, também assustou pelo alto, quase acertando o ângulo. Aos 27, porém, a partida teve uma mudança. Após revisão do VAR, João Lucas foi expulso, acusado de acertar uma cotovelada no adversário. Com um a mais, o Ypiranga melhorou na partida e criou oportunidades. Emerson Galego, artilheiro do campeonato, foi bastante acionado, mas levou pouco perigo a Gabriel Grando.
Segundo tempo
A partida recomeçou truncada, com muitas faltas, incluindo um cartão amarelo no primeiro minuto. Porém, com o Grêmio estava levemente melhor e comprovou a superioridade. Aos 16 minutos, o gol. Monsalve armou o contra-ataque, tocou para Arezo e correu para a área para receber de volta. Ele recebeu, passou entre o zagueiro e o goleiro e bateu para o gol. A bola ainda tocou na trave antes de entrar. O Ypiranga teve ações de jogo, mas com pouca efetividade. Grando foi pouco exigido, e o placar não se alterou mais.
O Grêmio volta a campo na quarta-feira, na estreia na Copa do Brasil. O Tricolor vai a Roraima encarar o São Raimundo, às 19h30 (de Brasília). Já o Ypiranga terá o Monsoon pela frente na semifinal do Troféu Farroupilha, ainda sem data definida.